Esportes Titulo Última chance
Mineirão vê busca por vaga na Seleção

Felipão faz último teste com atletas de times brasileiros antes de convocar para as Confederações

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
24/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


De amistoso o duelo entre Brasil e Chile, às 22h de hoje, no reformulado Mineirão, em Belo Horizonte, não tem absolutamente nada. Pelo menos do lado brasileiro. Essa será a última chance para alguns jogadores provarem ao técnico Felipão que têm condições de compor o elenco que vai disputar a Copa das Confederação, a partir do dia 15 de junho - a convocação final será divulgada dia 14 de maio. Além disso, o confronto é visto como teste para o estádio, uma das sedes.

Felipão, que só chamou atletas que atuam em times brasileiros, evitou antecipar o time titular, mas deu algumas pistas. "O Jean vai ser mantido na lateral direita. Quero observá-lo. O Diego Cavalieri deverá iniciar o jogo", deixando claro os atletas que terão a última oportunidade de mostrar serviço. "Pretendo dar uma chance para o Henrique no segundo tempo. A intenção é que jogue uma dupla de zaga no primeiro tempo, e outra na etapa final. Em princípio, a ideia é essa. Já no início do segundo tempo vou fazer três ou quatro substituições", revelou.

Quem está garantido entre os titulares é Ronaldinho Gaúcho, que cada vez mais ganha a confiança do treinador. "O Ronaldinho é tão importante para mim que foi escolhido como capitão da equipe. Espero de um capitão que ele faça com que os outros jogadores entendam o futebol. Que ele tenha o comando que eu acho que ele pode ter. Foi dada a responsabilidade", ressaltou Felipão.

As principais dúvidas do técnico são entre Fernando e Ralf no meio de campo e Alexandre Pato ou Leandro Damião no comando de ataque. A tendência, porém, é que seja mantido o time que goleou facilmente a Bolívia por 4 a 0, em Santa Cruz de La Sierra, no dia 6.

 

TESTE DEFINITIVO
Além dos jogadores, o novo Estádio do Mineirão será testado com partida oficial da Seleção Brasileira. Ontem, no treino de reconhecimento do gramado, Felipão contemporizou. "Gostei de tudo o que vi, mas os jogadores disseram que o gramado está um pouco mais duro que o normal", analisou o técnico, evitando entrar em polêmica.

Quando questionado sobre as obras para a competição, que segundo a Fifa estão atrasadas, Felipão foi político. "Só posso responder na área técnica. O que posso falar dos estádios é o que tenho recebido do Parreira e do Murtosa, que têm feito as visitas. Estão com bom andamento de obras e de gramado, como é o caso do Maracanã. Brasília está em boas condições e Fortaleza também está muito bom o gramado", garantiu ele.

Mostrando bom humor, o treinador finalizou comparando as obras das arenas com a construção do time brasileiro. "A Seleção está construída. Falta muito menos que as outras coisas que faltam construir."

 

Gaúcho tem atraso relevado e vira capitão

 

Contestado por muitos e elogiado por outros, Ronaldinho Gaúcho é praticamente o único garantido na Copa das Confederações. A moral do jogador do Atlético-MG é tão grande que o atraso na apresentação, segunda-feira, simplesmente não foi considerado pela comissão técnica e o meia foi confirmado como capitão do time que joga hoje contra o Chile - já havia exercido a função na goleada (4 a 0) sobre a Bolívia, no começo do mês.

Para completar, Ronaldinho Gaúcho voltou a ser elogiado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, que não esconde a preferência por ele na disputa com Kaká, do Real Madrid, por uma vaga no grupo que disputará a Copa das Confederações. "Ronaldinho leva vantagem porque jogou contra a Bolívia e vai jogar contra o Chile", comentou o treinador.

O meia ameniza a polêmica. "A disputa com Kaká é saudável. Ele é meu grande amigo, mas quem decide é o treinador", limitou-se a dizer o atleticano, que considera especial jogar pela Seleção Brasileira no Mineirão - ele atuou duas vezes no estádio depois da reforma. "Estou em casa. Vai ser especial e com o apoio da torcida faremos uma grande atuação", previu.

Em Belo Horizonte, o craque foi tão requisitado pelos jornalistas quanto Neymar, o maior alvo das atenções da Seleção no atual momento. Mas, para o meia, sua presença no grupo é positiva. "Divido a responsabilidade com ele e fica mais fácil. Assim, não fica tão visado", avaliou Ronaldinho Gaúcho.

Neymar concordou com o meia e diz que está à vontade na Seleção. "É a nossa profissão. Estamos fazendo o que mais gostamos e amamos. Não pesa de jeito nenhum. É responsabilidade grande, mas gostosa", disse. (das Agências)

 

Técnico diz que não teme críticas a convocação

 

Felipão se mostra convicto de suas decisões. Com seu jeito característico de ser, não abre possibilidades para ser questionado sobre suas escolhas e prefere que os críticos avaliem os resultados ao preverem que o caminho escolhido não é o correto. Dessa maneira, o treinador explicou que vai fazer a convocação para a Copa das Confederações de acordo com o que acha, mesmo sabendo que pode desapontar muita gente.

"Vou agradar os 23 que serão convocados, mas vou desagradar outros. Vou fazer as coisas a medida que forem evoluindo. Não estou aqui para agradar ninguém", comentou. "Se agradar a mim, agrado ao público. Sou o povo, sou bem diferente do que as pessoas imaginam", disse o treinador.

Alguns atletas já podem ser considerados convocados, casos dos zagueiros Thiago Silva e David Luiz, do lateral-direito Daniel Alves, dos volantes Paulinho e Ramires, dos meias Ronaldinho Gaúcho e Oscar, além dos atacantes Neymar, Fred e Lucas. Outros jogadores como o goleiro Julio César, o zagueiro Dante, o volante Fernando e o atacante Hulk, também parecem ter a confiança do treinador e devem estar na convocação.

Até por conta disso, dois jogadores correm para conseguirem um lugar no time, Réver, do Atlético-MG e Dedé, ex-Vasco e atualmente no Cruzeiro.

"Acho que o David Luiz e o Thiago Silva estão praticamente confirmados. Dante, Dedé e até mesmo eu ainda temos essas vagas em aberto. É procurar convencer o treinador e o torcedor para preencher essa vaga o quanto antes", comentou Réver. "É uma disputa sadia. Uma briga intensa. O Réver é um grande zagueiro, um grande companheiro. Vou sempre tentar ajudar da melhor maneira", opinou Dedé. (das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;