Economia Titulo Aquecimento
Atividade econômica cresceu 0,5% em novembro no País
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
22/01/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


A atividade econômica, medida pelo PIB (Produto Interno Bruto) mensal avançou 0,5% em novembro, no País, frente ao mês anterior - outubro -, já descontadas as influências sazonais, segundo levantamento da Serasa Experian.

Com este resultado, o crescimento da economia manteve-se em 0,6% no trimestre encerrado em novembro do ano passado - mesmo ritmo observado no trimestre em outubro.

O resultado positivo de novembro foi determinado, em primeiro lugar, pelo crescimento de 5,5% dos investimentos produtivos (formação bruta de capital fixo) e pela alta de 2,2% das exportações de bens e serviços.

Pela ótica da oferta agregada, o crescimento de 1,3% da atividade industrial e de 0,5% do setor de serviços foram os responsáveis pelo resultado positivo da atividade econômica no período.

PREVISÃO - Segundo o assessor econômico da Serasa Carlos Henrique de Almeida, durante este ano, o nível de "atividade (econômica) não será mantido como em 2010. Isso porque, o governo já aumentou os juros, e vai aumentar ainda mais, a fim de baixar a inflação. Isso barra, de certa forma, o consumo, assim como a produtividade."

Ele completa que os juros baixos, a melhora da renda do trabalhador, por exemplo, fizeram com que as vendas de Natal alcançassem alta de 15%, no País, aproximadamente. Logo, o índice de atividade de dezembro deverá mostrar bons resultados e, possivelmente, maiores do que o obtido em novembro.

COMPARATIVO - Na comparação com novembro de 2009, o crescimento econômico brasileiro atingiu 5,2% fazendo com que, no acumulado anual de 2010 (janeiro a novembro), a expansão da atividade econômica registrasse 7,7% (em relação ao período de janeiro a novembro de 2009).

Nos 12 meses encerrados em novembro de 2010, o crescimento econômico atingiu 7,7%, influenciado pelo crescimento de 11,0% da atividade industrial neste mesmo critério de comparação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;