Você deve estar pensando: "Eu já li essa matéria em algum lugar!" Com certeza sim. Chega nesta época do ano, quando as férias se aproximam, que a expressão "revisão automotiva" se prolifera nos meios de comunicação. E isso tem uma razão: parte dos acidentes que acontecem nas rodovias é provocada pelas péssimas condições dos veículos. Por isso, antes de lotar o porta-malas com as malas, o banco traseiro com os filhos, cachorro e papagaio, passe em algum centro automotivo e faça - não custa repetir - a revisão!
A lista é vasta. Por isso, vamos por partes.
PNEUS
Os pneus representam o único contato do automóvel com o asfalto. Não adianta nada ter os freios em dia, em perfeito estado de funcionamento, se os pneus estão carecas. Por isso, não limite-se a apenas calibrá-los. "É importante fazer o alinhamento e o balanceamento. Muitas vezes, os pneus estão, aparentemente, em bom estado de conservação, mas como estão desalinhados, acabam se desgastando por dentro", alerta Júnior Scarpa, diretor de operações do Grupo ABC Pneus.
FREIOS
Um dos itens mais negligenciados na revisão é o freio. "As pessoas só lembram quando acaba", exalta Scarpa. Trocar as pastilhas, caso necessário, e averiguar o fluido do freio pode impedir que, na descida da serra, por exemplo, a situação não fique preta.
FILTROS
Os filtros - ar, combustível e óleo - devem passar pela inspeção de especialista. Um problema mais grave em qualquer um deles pode impedir que o carro chegue à praia, casa de campo ou hotel-fazenda. "Um filtro de ar obstruído, por exemplo, pode fazer com que o carro superaqueça e pare na estrada", alerta o consultor técnico Paulo Roberto Garbossa.
SUSPENSÃO
Já que o carro está no macaco hidráulico, não custa nada dar uma olhada no conjunto da suspensão. O perfeito estado de molas e amortecedores pode preservar outros componentes do carro que não são vistos a olhos nus, além de proporcionarem melhor dirigibilidade do automóvel.
MOTOR
Não fique apenas preocupado em completar o nível da água no radiador. Isso é importante? Sim, com certeza. Mas outros pontos devem ser checados. O primeiro deles é o óleo. Troque-o mesmo que estiver faltando alguns quilômetros para a substituição recomendada, principalmente se a viagem for de longa distância. O estado da correia dentada também é fundamental. Uma quebra deste componente transforma o descanso merecido de férias em estresse antecipado.
CUSTO
Uma revisão básica - alinhamento, balanceamento, troca de óleo e revisão de freios, suspensão e filtros - pode custar R$ 120. No entanto, dependendo da necessidade de troca de mais peças, o valor pode ficar elevado. Porém, não deixe de fazer a revisão pelo preço, já que os gastos poderão ficar mais elevados se você não encostar o possante no mecânico de confiança.
Pneus merecem atenção especial
Os meses de julho, dezembro e janeiro são as épocas em que as oficinas estão mais cheias. O motivo da maior movimentação são as férias escolares, quando os motoristas procuram deixar a manutenção do carro em dia antes de cair na estrada.
No caso dos pneus, a revisão não deve ficar restrita àquela recalibragem feita nos postos de serviços, enquanto o tanque de combustível é reabastecido. A resolução 558/80 do Contran estabelece que trafegar com pneus carecas é infração grave, com punição de cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69. Além disso, o que pouca gente se dá conta é que um acidente causado por um pneu careca ou demasiadamente descalibrado pode acarretar a suspensão da cobertura por parte das companhias seguradoras.
Para evitar esses e outros aborrecimentos, despesas e riscos desnecessários, conheça alguns pecados contra os pneus.
PRESSÃO INCORRETA
Rodar com o pneu abaixo da pressão indicada reduz sua área de contato com o piso, comprometendo a aderência e a eficiência do componente.
DESGASTE EXCESSIVO
No caso de chuva, a pouca ou nenhuma profundidade dos sulcos compromete o escoamento da água que fica entre o pneu e o piso, o que aumenta o risco de aquaplanagem e a perda de aderência.
NÃO FAZER O RODÍZIO
O rodízio de pneus tem por função equalizar o desgaste e garantir vida uniforme a eles. Deve ser realizado segundo a recomendação que consta no manual do veículo.
NÃO ALINHAR E BALANCEAR
Desvios mecânicos provocam desgastes prematuros de pneus e desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e inseguro. Deve-se alinhar o veículo após sofrer impactos na suspensão, na troca de pneus ou quando apresentarem desgastes irregulares, forem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver puxando para um lado, ou a cada 10 mil quilômetros. (da Redação)
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