Esportes Titulo Para o Paulistão
Federação aperta cerco contra estádios
Anderson Fattori
(Com AE)
20/11/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


Eterno pesadelo dos dirigentes, mais uma vez os estádios do Grande ABC entram em pauta. Hoje termina o prazo estipulado pela FPF (Federação Paulista de Futebol) para que os clubes entreguem laudos técnicos viabilizando o uso dos locais para a disputa do Campeonato Paulista de 2011.

Além de capacidade para 15 mil espectadores, as praças esportivas precisam garantir segurança e condições sanitária e de higiene aos torcedores, em laudos produzidos pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Após o ‘barulho' feito pelo MP (Ministério Público) em setembro - o promotor Roberto Senise pediu a destituição do presidente Marco Polo Del Nero, alegando falta de empenho para dar segurança aos torcedores -, a FPF criou o Departamento Técnico de Estádios para tratar do tema. "Vamos fiscalizar, mas também ajudar os clubes, caso eles solicitem algum aconselhamento técnico", disse o engenheiro civil e oficial do Corpo de Bombeiros, Humberto Macambyra, diretor do departamento.

O planejamento da FPF era receber os laudos hoje, analisá-los e depois enviá-los ao MP até o dia 16, como foi acordado com o órgão. Os clubes que não cumprirem o determinado correm risco de ter o estádio interditado.

Na região o caso mais preocupante é o do 1º de Maio, que servirá de palco para que o São Bernardo debute na elite do Campeonato Paulista. O local teve de passar por reformulações, com instalação de torres de iluminação, ampliação da capacidade e construção de acomodações para a imprensa.

Como as exigências foram maiores, a tolerância também será. Segundo o secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, houve inspeção do local e a FPF pediu alterações que precisarão ser cumpridas até o dia 6. "Pediram para que mudássemos o acesso da torcida visitante, melhorássemos a divisão das torcidas, além de alterações no setor da imprensa. Nada que nos preocupe", garante Ferrarezi.

As obras do 1º de Maio estão na reta final e o estádio deve ser liberado no dia 10 de janeiro, às vésperas da estreia do Tigre no Paulistão, prevista para o dia 16, contra o Grêmio Prudente. "Estamos trabalhando de forma intensa para conseguir entregar tudo em ordem. O turno dos funcionários na obra é das 7h às 22h, mas vamos conseguir", garante Ferrarezi.

 

Nairo garante que Anacleto estará apto desde o início

O Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano, estará devidamente regularizado para receber jogos do Azulão desde a primeira rodada do Campeonato Paulista do ano que vem. É o que garante o presidente da agremiação, Nairo Ferreira de Souza.

"Os laudos de engenharia e aprovação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão prontos, e foram encaminhados para a Federação Paulista de Futebol ontem (quinta)", revelou o dirigente.

O São Caetano estreia no Estadual contra o Oeste, em Itápolis, no dia 16 de janeiro. No Campanella, a primeira partida está programada para acontecer três dias depois (19). O Americana (ex-Guaratinguetá) será o adversário.

O Azulão sofreu com atrasos nos laudos em outras oportunidades. Ainda neste ano, teve de atuar no Canindé, em São Paulo, nas duas primeiras partidas da Série B do Brasileiro, por causa da demora em agilizar os documentos.

Nairo afirmou também que a capacidade máxima do local será novamente trabalhada em 15 mil lugares. A arquibancada amarela, sem uso há cerca de três anos e meio, seguirá interditada. "Precisaria de reparos específicos para ser liberada. Aí teríamos 22 mil no total. Mas isso dependeria de ação conjunta com a Prefeitura, fato que ainda não está programado para o ano que vem", disse Nairo.

A última reforma feita no estádio do São Caetano aconteceu há cerca de dois anos. Foram realizados trabalhos na estrutura e nas cabines de imprensa. Fernando Cappelli

 

Documentação do Bruno fica pronta na segunda-feira

Praticamente todo torcedor andreense que já esteve embaixo da marquise das cadeiras cobertas do Bruno Daniel já se indagou sobre a possibilidade do teto desabar a qualquer momento. Isso por conta das inúmeras infiltrações existentes no local. Entretanto, segundo a Prefeitura e o clube, o estádio está em "perfeitas condições de uso".

Os laudos que atestam a viabilidade do Bruno Daniel estão quase prontos e devem ser entregues na Federação Paulista na segunda-feira.

"A data-limite é um sábado, não seria possível entregar. Acho que houve equívoco na data. Estamos com quase tudo pronto, falta apenas o da Vigilância Sanitária, que deve aprovar na segunda-feira cedo e, na sequência, iremos protocolar a entrega na Federação. Está tudo em ordem com o Bruno Daniel", garantiu o coordenador geral do Ramalhão, Antônio Carlos Moreno. AF




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;