Automóveis Titulo Concorrência
Disputa aberta entre asiáticos
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
03/11/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


Com cinco lançamentos para o mercado brasileiro, a Kia mostrou por que vai ampliar as suas vendas 150% neste ano em relação a 2009. Os novos Sportage, Cerato hatch, Koup, Cadenza e Soul flex demonstram a rapidez com que a marca asiática surpreende o consumidor ao lançar produtos avançados em tecnologia e design.

A agilidade da Kia, que, juntamente com a Hyundai, apresenta produtos inovadores com preços competitivos, vem tirando o sono de outros asiáticos, principalmente da Honda e da Toyota, montadoras japonesas que investiram em produção local no Mercosul. A preocupação é que as coreanas superem as japonesas em termos de inovação e dominem a preferência do consumidor brasileiro.

A Toyota busca neutralizar os coreanos com a confiabilidade da produção local, reforçando a importância do abastecimento de autopeças. É a mesma proposta da Honda, que ainda desfruta de admiração do público nacional. Juntas, as japonesas detêm fatia de cerca de 10% das vendas, percentual que também vão querer ampliar. Para isso, além da fabricação de carros compactos no Brasil, ampliam a oferta de produtos.

No Salão, a Nissan mostrou que vai trazer do México o March para o segmento de populares. Já a Suzuki aposta na personalização de seus utilitários esportivos, com a linha composta por Grand Vitara, Jimny e o crossover SX4.

A Subaru dá destaque para a linha do hatch médio Impreza. A versão WRX STI foi inspirada nas pistas de rali, com motor turbo 2.5 de 310 cavalos de potência.

A linha de utiliários esportivos da marca coreana SsangYong ganha reforço do Korando, que foi lançado recentemente no Salão de Paris. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o crossover tem tração nas quatro rodas e motor turbodiesel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;