Economia Titulo Recuperação
Europa se alivia após testes nos bancos
Por
25/07/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


A Europa suspirou aliviada ontem, depois que a maior parte dos bancos do continente passou nos testes de estresse, cujos resultados foram divulgados na sexta. No entanto, analistas alertam que os exames podem não ter sido suficientemente duros para restaurar a confiança no setor financeiro europeu.

"Os resultados agregados dos testes mostram alto grau de resiliência no setor bancário da União Europeia como um todo, refletindo os esforços tomados durante o último ano pelos bancos e por alguns governos para restaurar a confiança no setor", afirmou a presidência rotativa da União Europeia, que desde o começo do mês está nãos mãos da Bélgica.

A ministra de Finanças da Espanha, Elena Salgado, disse que os resultados foram "satisfatórios", apesar do fracasso de cinco bancos de poupança espanhóis, as chamadas cajas. "O sistema financeiro espanhol superou a crise financeira muito bem", afirmou.

O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, por sua vez, declarou que os testes foram "uma grande tarefa e representam um passo importante em direção à melhora da transparência e ao aumento da confiança do mercado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;