Economia Titulo Dinheiro de plástico
Taxa paga pelo varejo a cartões aumentou em 2009
Por
16/07/2010 | 07:22
Compartilhar notícia


Em 2009, ano anterior ao início do compartilhamento das máquinas de leitura dos cartões de crédito, a taxa cobrada dos lojistas no recebimento desse meio de pagamento aumentou ligeiramente. Segundo adendo estatístico da pesquisa da indústria de cartões de crédito, divulgado ontem pelo BC (Banco Central), a taxa paga pelo varejo para receber o dinheiro de plástico teve alta, na média, de 2,95%, no fim de 2007, para 2,98%, no mesmo período do ano passado, do valor da compra.

No documento, o BC afirma que o avanço das compras parceladas pode explicar o aumento do custo das operações para os lojistas, já que o financiamento em mais parcelas eleva o risco da operação, o que é repassado ao varejo.

Parcelamento - De acordo com a pesquisa, pouco mais de 20% das operações realizadas no cartão de crédito no ano passado foram parceladas. O patamar é parecido com o observado um ano antes, mas há mudança no prazo das operações.

Segundo gráficos apresentados pela instituição financeira, houve crescimento da participação das operações com mais de quatro parcelas.

Compartilhamento - O chefe do departamento de operações bancárias e do sistema de pagamentos do BC, José Antônio Marciano, acredita que as taxas cobradas de lojistas e clientes podem diminuir de agora em diante, com o compartilhamento das máquinas de leitura dos cartões. A media permite usa de um equipamento para todas as bandeiras.

De acordo com o especialista, o resultado será observado daqui a um ano, quando forem divulgados os números relativos a 2010. Por enquanto ainda não é possível observar o efeito, já que o compartilhamento começou há poucos dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;