Economia Titulo Consumidor
Empresas vão tentar reduzir queixas
Das Agências
10/06/2010 | 07:00
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Seis grandes empresas do Estado de São Paulo assinaram acordo com a Fundação Procon-SP no qual se comprometem a reduzir o número de reclamações de consumidores recebidas pelo órgão. Entre as companhias estão as três primeiras colocadas no ranking geral do cadastro de reclamações fundamentadas de 2009: Telefônica, Itaú-Unibanco e Eletropaulo, além da TIM, Net e Medial.

"Trata-se de uma grande vitória do consumidor. É uma iniciativa inédita do Procon-SP, que protege de maneira preventiva toda a sociedade", salienta Roberto Pfeiffer, diretor executivo da Fundação Procon-SP.

No total, a meta teve a adesão de 18 empresas, que representam 59% do total de reclamações registradas e 45% do total de atendimentos registrados na entidade. O cumprimento do objetivo, firmado para período de 12 meses, significará redução de 58% no número de reclamações e de 24% no número de atendimentos.

"O cumprimento das metas de redução das reclamações pelas empresas significa compromisso de respeito aos seus consumidores, já que pressupõe a adoção de medidas para aperfeiçoar o atendimento e a qualidade do serviço", diz Pfeiffer.

Além das seis empresas que efetivamente assinaram o termo, outras 12 comprometeram-se por escrito a reduzir o número de atendimentos e reclamações. Por sua vez, 13 companhias recusaram-se a fixar metas de redução. "É uma postura lamentável, que revela uma visão ultrapassada de negócios", diz Pfeiffer.

Caso o acordo seja descumprido, as sociedades deverão executar ações de educação para o consumo, como veiculação de programas educativos e impressão de cartilhas.

De acordo com a entidade, a iniciativa visa contribuir de forma efetiva para a proteção e defesa dos interesses e direitos consumidores de forma coletiva. E reforça, diz o Procon, a importância do respeito às normas de consumo estar contemplado com destaque no planejamento estratégico das empresas.




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