Política Titulo Senado
PT lança Mercadante como pré-candidato
Das Agências
25/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O PT (Partido dos Trabalhadores) anunciou ontem os nomes de seus pré-candidatos ao governo de São Paulo e ao Senado pelo estado: o senador Aloizio Mercadante e a ex-ministra Marta Suplicy, respectivamente, para disputarem o pleito de 3 de outubro.

O lançamento das pré-candidaturas ocorreu no 17º Encontro Estadual do PT. Delegados da sigla reunidos no evento aprovaram os nomes de Mercadante e Marta por aclamação.

Deputados federais, estaduais e vereadores do PT e de outros nove partidos compareceram ao evento para apoiar as pré-candidaturas.

Na fala de Mercadante, o senador referiu-se ao governo Lula somente na primeira pessoa do plural. "Nós fizemos" e "nosso governo" são frases corriqueiras, sobretudo no momento em que ele se apresenta como candidato ao governo e insiste em transpor o Brasil para São Paulo, na esteira dos indicadores econômicos positivos do governo Lula.

Ao abandonar a reeleição ao Senado e acatar a sugestão de Lula de disputar o governo estadual, Mercadante não embarca em missão suicida.

Embora o discurso petista seja de excessivo otimismo para desbancar a tradicional vantagem de 4 milhões de votos dos tucanos no Estado, há uma outra leitura. Mesmo derrotado, o senador passaria a ser a principal referência do PT paulista e cacifando-se para outra disputa crucial: a da Prefeitura em 2012.

A avaliação, no PT, é que, a despeito do resultado de agora, Mercadante terá uma vitória política que o credenciará como principal liderança do PT em São Paulo. Nos cálculos do próprio senador, ele sairá maior da disputa.

Ainda que o papel de Mercadante na "Era Lula" pareça menor que o exercido por José Dirceu, Antonio Palocci e Dilma Rousseff, a longa trajetória ao lado do presidente o credencia a conjugar o verbo no plural.

Nos bastidores do PT, é recorrente a informação de que Lula costuma reclamar do senador, mas o considera um companheiro leal. A despeito dos reveses políticos, Mercadante arrancou de Lula o compromisso de uma participação direta dele e de Dilma.

Dilma discursa em defesa dos companheiros

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, foi a encarregada de defender as candidaturas de Aloizio Mercadante ao governo de São Paulo e de Marta Suplicy ao Senado, ontem no encontro estadual.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era esperado, enviou uma carta, lida no encontro, reafirmando sua disposição de participar da campanha local. "Só teremos um Brasil igualitário, de crescimento, se São Paulo estiver em sintonia com o projeto que estamos construindo para o Brasil", diz o texto.

Ao discursar, Dilma ressaltou a trajetória política de Mercadante e de Marta. Sobre Mercadante falou dos "dez milhões de votos" recebidos para o Senado. "E por que tudo isso? Porque ele defende São Paulo e representa um País que levantou a cabeça.".

Sobre Marta, destacou sua gestão na Prefeitura de São Paulo e seu trabalho como ministra do Turismo. Também defendeu o trabalho do governo federal e sua participação em obras do Rodoanel e da expansão do Metrô.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;