Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 15 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Supermercadistas crescem 17,5%


Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC

16/04/2010 | 07:00


O faturamento combinado das 20 maiores redes supermercadistas do País apresentou em 2009 crescimento de 17,5%, na comparação com 2008. No ano passado, elas somaram faturamento de R$ 96,5 bilhões contra os R$ 82,1 bilhões arrecadados em 2008. A pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) aponta ainda que o Pão de Açúcar, que antes ocupava a segunda colocação no volume de vendas, perdendo para o Carrefour, tomou a dianteira do segmento no ano passado.

Segundo o ranking apresentado pela Abras, o Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição), obteve R$ 26,2 bilhões em faturamento, seguido por Carrefour (R$ 25,6 bilhões), Walmart (R$ 19,7 bilhões), GBarbosa (R$ 2,49 bilhões) e Zaffari (R$ 2,1 bilhões). A Coop, rede supermercadista com sede na região, que em 2008 aparecia na 11ª posição perdeu colocação para a rede paranaense Condor e figura no 12º lugar no índice deste ano. "Já esperávamos o resultado, tanto que já enviei carta com as congratulações para a rede curitibana. Eles inauguraram uma grande loja em abril do ano passado e já sabíamos que perderíamos posições", atesta o presidente da Coop, Antonio José Monte.

O empresário diz, no entanto, que a cooperativa regional investirá R$ 45 milhões neste ano na implementação de novos serviços, o que deve lhe devolver posições. "Não trabalhamos com base no ranking, mas temos plano sólido para a Coop neste ano. Nosso objetivo é inagurar três postos de combustível neste ano, além de farmácias de rua. Também faremos uma central de distribuição de medicamentos para agilizar o repasse do material."

DIFERENCIAIS - Sussumu Honda, presidente da Abras, afirma que com a disputa acirrada pela liderança de mercado, quem ganha é o consumidor. "As redes estão se especializando em outros serviços além de alimentos. Temos agora linha branca, linha marrom e combustível. O consumidor é o principal beneficiado."

Honda completa que com o aquecimento do setor, quem investir na internet como meio de venda deve levar a melhor no próximo ranking.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;