A chegada do frio preocupa pais dos alunos da rede municipal de São Bernardo. Mesmo aqueles que receberam o uniforme não estão preparados para as quedas de temperaturas, já que ganharam apenas o kit de verão, que não inclui calça comprida e agasalho.
A sobrinha de 8 anos da dona de casa Elisabete do Amaral Fortes, 31, que estuda na Emeb Edson Danillo Dotto, no Parque Selecta, recebeu semana passada o uniforme. "Ela ganhou duas bermudas, três camisetas e três meias. Porém, com essa mudança de tempo, vai usar apenas a camiseta por baixo de um monte de roupas, para se agasalhar", disse.
Elisabete opina que os trajes de verão e inverno deveriam ser entregue juntos. "Minha irmã foi informada que o uniforme de frio deve chegar lá para junho ou julho. O tempo oscila muito, fica difícil saber até quando fará calor ou não. Se fosse entregue tudo junto acabaria esse transtorno", disse. Para a cabeleireira Yolanda Fernandes, 48, do bairro Taboão, o que resta a fazer é improvisar durante o frio. A filha dela estuda na Emeb Professor Ramiro Gonçalez Fernandes e recebeu o kit de verão incompleto. "Não veio a bermuda, mas, com essa mudança de tempo, ela nem iria usar mesmo. Agora, para não gastar a roupa do dia a dia, ela usa uma calça do (uniforme do)ano anterior, que já está curta. Esperamos o uniforme de inverno", contou.
Outro problema é para aqueles que ainda nem receberam o uniforme de verão.
"Passe pelas ruas e veja os outdoors que dizem uma coisa, mas a prática é outra", disse o técnico em qualidade Eduardo Motta, 36, que tem um filho que estuda na Emeb Professora Nadia Aparecida Issa Pina, no bairro Nova Petrópolis.
O aposentado João José dos Santos, 55, considera o uniforme essencial: "É um modo de identificação", disse o avô de Natalie, 8, estudante da unidade do Nova Petrópolis, e de Gabriel, 6.
A Capricórnio, empresa contratada pela Prefeitura para entregar os uniformes aos 85 mil alunos da rede, não cumpriu o prazo e será multada em R$ 1,1 milhão.
Há duas semanas, o Diário mostrou que, sete dias antes de o prazo para a entrega acabar, 54% das escolas ainda não tinham recebido os kits. A Capricórnio foi procurada pela reportagem no fim da tarde de ontem, mas uma secretária da empresa disse que o expediente por lá já havia se encerrado.
A Prefeitura de São Bernardo informou que a empresa está dentro do prazo para apresentar recurso contra a multa e informar novo cronograma para entrega dos uniformes aos alunos.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.