Economia Titulo Combustível
Camex reduz para zero imposto de importação de etanol
06/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Camex (Câmara de Comércio Exterior) decidiu, na reunião de ontem, zerar a alíquota de importação do etanol. A alíquota estava em 20%. A alteração decidida ontem vale até 31 de dezembro de 2011. Em nota oficial, a Camex afirmou que a decisão de zerar a alíquota "é coerente com as reivindicações brasileiras frente a diversos mercados internacionais, no sentido de eliminar as barreiras tarifárias e não tarifárias impostas ao produto."

A alteração na alíquota foi possível, segundo a nota da Camex, por meio da inclusão de dois códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul na lista brasileira de exceções à Tarifa Externa Comum.

PETROBRAS - Ainda sobre combustíveis, a Petrobras divulgou ontem que registrou, em março, recorde em suas exportações de petróleo. Segundo a empresa, a exportação média durante o mês foi de 733 mil barris por dia, superior em 113 mil barris por dia a marca anterior, registrada em dezembro de 2008. Ao todo, no mês de janeiro, a estatal exportou 22,73 milhões de barris.

Em comunicado, a empresa ressalta que o volume refere-se às saídas físicas de óleo, em operações que podem ser contabilizadas nos meses seguintes. A ressalva tem como objetivo explicar eventuais diferenças entre as estatísticas da companhia e os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), que geralmente divergem quanto à balança comercial de petróleo e derivados.

Ainda segundo a Petrobras, os Estados Unidos foram o principal destino das exportações brasileiras, com 32% do volume total.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;