Cultura & Lazer Titulo Teatro
Expressivos e dançantes sinais
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
19/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O mundo dos cinco sentidos, ou melhor, da ausência de um deles, ganha corpo e nuance no espetáculo "Encontro de Dois", encenado pela Cia. Quase9 Teatro e que faz minitemporada este fim de semana, no Centro Cultural São Paulo, e no próximo, na Galeria Olido, ambos na Capital.

Em união com a Libras (Língua Brasileira de Sinais), o grupo montou a coreografia para explorar a potência gestual em cena, dando continuidade ao trabalho de pesquisa sobre teatro físico que realiza desde 2009.

"A ideia veio a partir de uma pesquisa de um dos integrantes do grupo em materialização de poesia no espaço. A linguagem dos sinais é extremamente facial e corporal, tem forma, sintaxe própria. Cria um desenho no corpo" conta a andreense Lúcia Kakazu, intérprete e criadora conjunta da montagem.

Com o projeto em mãos desde outubro, e a aprovação do Proac (Programa de Ação Cultural) da secretaria estadual de cultura, o grupo passou longos períodos em contato com a comunidade surda, para estudar seus gestos e desenvolver o trabalho.

"É uma língua humana como outra. Achamos que é um universo distante do nosso o do surdo, mas é muito próximo. Procuramos o ato de comunicar antes da palavra."

Meio teatro e meio dança, o espetáculo conta com fragmentos coreográficos, texto e muito gesto. Há trabalho com história, poesia e música, além do toque da vida real, por meio de depoimentos dos integrantes do grupo sobre as descobertas que viveram em contato com o mundo silencioso.

"O grande desafio foi fazer uma peça que não fosse nem só para ouvintes e nem somente de surdos. No final, é um mesmo espetáculo, só que acessado por vias diferentes."

A concepção do trabalho tenta agregar entendimento para ambos. A trilha sonora, por exemplo, explora os graves, um tipo sonoro que consegue ser assimilado por pessoas com deficiência auditiva por meio da vibração.

"A partir do encontro entre esses dois mundos é que as cenas se originaram. Elas falam do que temos em comum e dá a dica para sairmos de uma posição estrangeira em relação ao outro."

Encontro de Dois Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000, São Paulo. Tel.: 3397-4002. Hoje e amanhã, às 21h; dom., às 20h. Galeria Olido - Avenida São João, 473, São Paulo. Tel.: 3331-8399. Dias 25, 26 e 27, às 20h e 28, às 19h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;