Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Mutuários podem renegociar dívida


Cibele Gandolpho
Do Diário do Grande ABC

27/02/2010 | 07:00


O CMN (Conselho Monetário Nacional) criou na quinta-feira incentivo para que os bancos deem descontos aos mutuários que financiaram a casa própria até 5 de setembro de 2001 e não conseguem pagar o saldo devedor.

Com a medida, cerca de 30 mil contratos, no total de R$ 2,6 bilhões, poderão ser beneficiados com renegociações, desde que sejam mutuários do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), não tenham o FCVS (Fundo de Compensação de Variações Salariais) no contrato e que apresentam desequilíbrio financeiro.

O FCVS foi criado em 1967 pelo extinto BNH (Banco Nacional da Habitação) com o objetivo de garantir a quitação dos saldos remanescentes de financiamentos imobiliários concedidos aos mutuários do SFH.

O chefe do departamento de normas do BC, Sérgio Odilon. disse que, para a instituição, é interessante negociar. "Ao fazer isso, o banco está facilitando a vida do cliente porque a instituição não recebia este dinheiro."

Segundo o gerente do departamento de economia e estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Roberto Akasawa, essa renegociação foi permitida pela Lei 11.922, de abril de 2009.

De acordo com o Banco Central, o valor do novo saldo de financiamento apurado na renegociação desses mutuários será computado com a aplicação do fator de multiplicação existente para os financiamentos de imóveis de até R$ 150 mil.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;