Com visual e itens diferenciados, a Saveiro Cross chega nos próximos dias às revendas da Volkswagen de todo o País. A picape é mais uma aposta no estilo aventureiro - consagrado no Brasil por vender só a aparência em detrimento de um verdadeiro conteúdo off-road. Assim, o modelo só segue a tendência de mercado, sem trazer algo realmente novo.
Externamente, a Saveiro Cross abusa dos detalhes em plástico - exatamente como faz a sua concorrente direta, a Fiat Strada Adventure, que, com todas as versões, lidera o segmento com cerca de 50% das vendas.
É uma forma de deixar o veículo com o visual mais parrudo ao cobrir as caixas de roda com moldura na cor preta, fixar frisos largos nas laterais com o nome do veículo e calçar rodas de liga leve (Córdoba) com pneus de uso misto (205/60R15 All Terrain), além da suspensão elevada.
Fortalecem ainda o visual para-choques com faróis auxiliares, grade tipo colmeia, santantônio alongado e capota marítima entre cerca de 60 itens, internos e externos, exclusivos do modelo.
O marketing da VW se esforça para dizer que o desenvolvimento da Saveiro Cross contou com o trabalho de "centenas de engenheiros, técnicos e designers e exaustivos testes de laboratório e de rodagem, nas mais diversas condições." Mas o carro não passou sensação de esportividade no test drive que a montadora realizou ontem e anteontem com a imprensa nacional em Campinas (SP).
A começar pelo motor EA-111 VHT 1.6 Total Flex, que dispõe de 101 cavalos e torque de 15,4 mkgf (gasolina) e 104 cv e torque de 15.6 mkgf (etanol). Com o ar-condicionado ligado, devido ao calorão do interior paulista, a Saveiro Cross demonstrou preguiça em retomadas de aceleração na estrada. E olha que nem estava carregada.
Internamente, a Saveiro Cross também tenta criar um estilo mais jovem - com a boa sacada de imprimir nos assentos marcas como as deixadas por um pneu na areia -, console central estendido e volante com comandos multiuso. Mas, de novo, é muito plástico, principalmente no painel, dando ar simplório.
A Saveiro Cross só é oferecida com cabine estendida, cuja versão de entrada custará R$ 41.840. Adicionado o ar-condicionado, sairá por R$ 44.684. A direção da VW considera competitivo o preço da Cross, que passa a ser a topo de linha. A CS é a versão mais básica, oferecida a R$ 32 mil.
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