Cultura & Lazer Titulo Literatura
Kawabata vê o lado obscuro da família oriental
Do Diário do Grande ABC
07/02/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


O lado obscuro das relações existentes em uma família oriental é o tema de O Som da Montanha (Estação Liberdade, 344 págs., R$ 53). O livro completa a chamada Trilogia dos Sentimentos Humanos, que conta também com as publicações O País das Neves e Mil Tsurus.

Escrito pelo ganhador do Prêmio Nobel de Literatura Yasunari Kawabata (1899-1972), o conto relata a história de Shingo Ogata, que tenta manter a moralidade de seus descendentes. Seu papel como chefe da casa se complica pois os anos passam mais rápido do que esperava, fazendo com que os primeiros traços de senilidade comecem a aparecer.

As incertezas são muitas na vida de Ogata, que se divide entre o dever de não deixar que a tradição seja esquecida e a beleza de contemplar o mundo e a delicadeza dos dias. As respostas começam a ser decifradas aos poucos, na medida em que o personagem começa a ler as mensagens ocultas existentes na imagem da montanha aos fundos de sua casa.

Tido como um dos principais nomes da literatura japonesa do século 20, o escritor mantém o bom trabalho de explorar as características psicológicas de seus personagens em meio a uma delicada e refinada trama. O enredo traz trechos de reflexões sobre vida e morte, relatos repletos de lirismo contemplativo e páginas sobre o erotismo na velhice. Tudo misturado pela conhecida sabedoria oriental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;