Setecidades Titulo Reivindicação
São Bernardo cede rua
sem saída para condomínio

Por ser sem saída, Rua Ernesto Gastaldo, no Parque Selecta, é
utilizada para descarte irregular de entulho e carros roubados

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
06/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo cedeu área pública de cerca de 3.300 metros quadrados para cerca de 304 famílias do condomínio residencial Parque Selecta 2, no Parque Selecta. Trata-se da Rua Ernesto Gastaldo que, por ser sem saída, é utilizada para descarte irregular de entulho e carros roubados, além de concentração de usuários de drogas.

A reivindicação antiga dos moradores do bairro carente possibilitará que o condomínio ganhe guarita com portaria 24 horas e portão para uso exclusivo dos condôminos. "Temos muitos problemas com segurança porque os usuários quebram os portões para ter livre acesso pelo condomínio e ficam na rua consumindo drogas na frente das crianças", diz a síndica do local há dois anos, Simone Ciriaco da Costa.

De acordo com Simone, a ideia é otimizar recursos para que os moradores não precisem gastar com as melhorias. "Vamos tentar adaptar os portões já existentes na portaria central", explica. Entre outros benefícios, a comunidade comemora a tranquilidade de chegar em casa sem precisar se preocupar com indivíduos escondidos na rua.

O prefeito Luiz Marinho destacou que a melhoria é fruto de organização popular. "Ninguém melhor do que os próprios moradores para reivindicar o que é necessário para determinada área", destaca. Segundo ele, o simples gesto da Prefeitura teria passado despercebido não fosse a participação popular da comunidade.

SEGURANÇA

Como medida complementar ao projeto de segurança para São Bernardo, Marinho destaca que neste ano iniciará debate para criação de lei específica para o fechamento de bares após às 22h. "Apesar de ser um tema polêmico, vamos avaliar os indicadores de violência nos bairros para dialogar com a comunidade qual é o modelo de cidade que desejam para atuar contra os pancadões e o barulho excessivo", diz.

Apesar de enfatizar a responsabilidade do Estado na Segurança pública, Marinho destacou que o município realizará a formatura de 240 GCMs (Guardas-Civis Municipais) hoje. Com isso, o efetivo municipal passará a contar com 971 guardas-civis. A meta é chegar a 1.000 homens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;