Internacional Titulo Argentina
Cristina Kirchner acusa vice-presidente de não cumprir seu papel
Por Da AFP
20/01/2010 | 00:02
Compartilhar notícia


A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou nesta terça-feira a intenção de suspender uma viagem que realizaria na próxima semana à China porque, segundo ela, seu vice-presidente, Julio Cobos, "não cumpre seu papel".

"Decidi adiar minha viagem à China", declarou Cristina Kirchner à imprensa. "O vice-presidente não está cumprindo o papel que lhe é atribuído pela Constituição", justificou.

Cobos "não apenas se tornou o líder da oposição, como tenta se opor a medidas da competência da Presidência", acrescentou.

A Argentina vive uma crise institucional desde a decisão de Cristina Kirchner de afastar por decreto o governador do Banco Central, Martin Redrado, apesar de seu estatuto de independente. Redrado foi reinstaurado no cargo pela justiça.

O vice-presidente Julio Cobos, adversário da presidente desde a longa crise dos agricultores em 2008, encurtou suas férias e voltou ao seu escritório do Senado em plena crise. Ele se opôs aos decretos presidenciais e exigiu que qualquer solução para a crise seja elaborada no Congresso.

Cristina Kirchner ainda anunciou que ordenou ao chefe do governo, Anibal Fernandez, a convocação da comissão parlamentar bicameral que deve se pronunciar sobre o afastamento de Redrado.

"Trazemos assim uma solução coerente com a posição da oposição", declarou.

O artigo 9 da carta constitutiva do Banco Central estipula que para poder demitir seu presidente, o Poder Executivo tem que solicitar a opinição desta comissão bicameral do Congresso.

O mandato de Redrado, nomeado em 2004, expira no dia 23 de setembro deste ano, e a oposição considera que a presidente não respeitou a carta do banco ao tentar afastá-lo sem consultar antes a comissão bicameral.

Cristina Kirchner criticava a lentidão de Redrado em disponibilizar para o Executivo 6,5 bilhões de dólares das reservas para pagar a dívida em 2010, uma decisão tomada por decreto presidencial.

Temendo que as reservas sejam apreendidas no exterior a pedido de portadores de títulos argentinos, Redrado queria examinar todas as consequências jurídicas desta decisão para o Banco Central.

Um juiz americano apreendeu brevemente em Nova York 1,8 milhão de dólares em reservas do BC argentino.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;