Internacional Titulo Esforço conjunto
Preparação da cúpula mundial pelo Haiti começa nesta segunda
Da AFP
18/01/2010 | 08:43
Compartilhar notícia


O presidente de República Dominicana, Leonel Fernández, receberá na segunda-feira em Santo Domingo, ao lado de seu colega haitiano René Preval, representantes de vários países e organizações para iniciar os preparativos para uma cúpula mundial para socorrer o Haiti.

O encontro internacional, que será realizado no Palácio Presidencial a partir das 11h locais (13h de Brasília), terá como centro das discussões a busca por estratégias que permitam coordenar a reconstrução do país caribenho, devastado esta semana por um terremoto, informou o Executivo dominicano.

A reunião contará com a participação do primeiro-ministro de Dominica e presidente pro tempore do Caricom, Roosevelt Skerrit, do primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning, com o de Barbados, David Thompson, e com a vice-presidente do governo da Espanha, María Fernández de la Vega.

Também participarão representantes de Estados Unidos, Canadá, Brasil e de outros países da América Latina. O secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), o chileno José Miguel Insulza, também confirmou sua participação na reunião preparatória.

Ainda foram convocados delegados da Organização das Nações Unidas, do Banco Mundial e do Interamericano de Desenvolvimento.

Os delegados internacionais abordarão temas críticos que devem ser solucionados imediatamente, como os trabalhos de resgate e sepultamento das vítimas, além da instalação de postos de assistência aos feridos e desabrigados e do restabelecimento da comunicação telefônica e da energia elétrica.

Doadores - A pedido do presidente francês Nicolas Sarkozy, que solicitou a convocação de uma "grande conferência" internacional, os países doadores para a reconstrução do Haiti se reunirão no dia 25 de janeiro em Montreal, anunciou no domingo o ministro das Relações Exteriores canadense Lawrence Cannon.

"A reunião em Montreal será uma oportunidade para avaliar a situação no Haiti e assegurar que as Nações Unidas podem centrar seus esforços na melhor maneira de ajudar o povo haitiano a enfrentar os desafios e se preparar para uma estabilização e reconstrução a longo prazo", disse Cannon.

O primeiro-ministro haitiano Jean-Max Bellerive e a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton participarão do encontro.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;