Esportes Titulo Basquete
Pivô do Santo André é a maior reboteira do Nacional
Marta Teixeira
Do Diário do Grande ABC
15/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Sem pensar duas vezes a pivô Simone, do Santo André, trocaria as férias por duas semanas a mais de trabalho, disputando a final do Campeonato Nacional Feminino de Basquete. Infelizmente, sua equipe foi eliminada por Ourinhos na semifinal, mas não antes que Simone garantisse a condição de maior reboteira do torneio.

Com 175 rebotes em 15 jogos (média de 11,7), a pivô ficou bem distante da segunda colocada, Nádia Colhado (142), do também eliminado São Caetano, e não perde mais a primeira posição. No ranking estatístico histórico, Simone também é número um com 1.234 rebotes em 191 jogos desde 1998. "Sabia que isto seria possível, porque é fruto de muito trabalho e treinamento", justifica.

Apesar da eliminação precoce, a jogadora considera a última temporada bastante satisfatória. "Foi um ano abençoado para mim e o grupo. Conquistamos os títulos dos Jogos Regionais e Abertos e também brigamos até o fim no Campeonato Paulista. Tivemos um ano bastante proveitoso."

O título dos Abertos, em outubro, teve sabor especial para a equipe, que não disputava a final da competição desde 1999. "Acho que tanto eu quanto as demais jogadoras estávamos no auge nos Abertos. Entramos determinadas e conseguimos vencer, deu tudo certo", lembra a atleta de 1,83 m, dimensionando o valor da conquista. "Os Abertos são como um minipaulista e uma semi do Nacional e ganhamos de todos em uma semana direta de jogos."

Depois, ficou difícil manter o mesmo ritmo, admite, principalmente porque o revezamento com as atletas do banco é mais limitado no Santo André. Simone, por exemplo, jogou em média 35 minutos 53 segundos por partida.

De férias, a pivô agora estuda propostas para a próxima temporada. "Já conversei com a Laís (Elena, técnica do time). Tenho interesse em permanecer na equipe, mas esta é uma decisão para mais pra frente."

Simone começou no basquete, em 1995, no Grêmio Mauaense. "Fiquei encantada depois de ver a Seleção Brasileira campeã mundial de 1994. Falei que queria jogar e minha mãe correu atrás." Dois anos depois, a pivô veio jogar no Santo André e, depois de rápida ausência entre 2004 e 2006, voltou em 2007.

Destaque do grupo, jogadora de segurança da técnica, Simone só não conseguiu ainda espaço na Seleção Brasileira. "Seria hipocrisia dizer que não penso nisso", admite a jogadora, que já teve a convocação cobrada por Laís. "Tento fazer o melhor onde estiver, mas isto não depende só de mim. Eu tô tranquila."

Além de Simone, a ala Ariadna foi outro destaque do time andreense no Nacional. A cubana foi a cestinha do torneio com 349 pontos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;