Esportes Titulo Ramalhão
Santo André começará temporada 2010 'enxuto'

22 jogadores deixaram o clube após o Brasileirão
e o grupo foi reduzido quase que pela metade

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
01/01/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Se a intenção do técnico Sérgio Soares e da diretoria do Santo André era enxugar o elenco de 2009 para iniciar uma nova filosofia na temporada 2010, o objetivo foi alcançado. Nada menos do que 22 jogadores deixaram o clube por fim de contrato, rescisão, aposentadoria ou empréstimo, e o grupo andreense foi reduzido quase que pela metade.

Os primeiros a saírem, ainda com o Brasileirão em andamento, foram o volante Dionísio e o atacante Malaquias, que retornaram a seus respectivos clubes. Logo depois, o lateral-esquerdo Ávine e o zagueiro Rogério, voltaram ao Bahia.

Quando o rebaixamento à Série B nacional foi concretizado, começou a debandada. No apito final da partida contra o Inter, no Beira-Rio, o volante Fernando confirmou a aposentadoria. O meia Júnior Dutra, que teve os direitos federativos comprados pelo empresário Juan Figger, também saiu. Já o meia Camilo e o atacante Wanderley, que estavam cedidos pelo Cruzeiro, seguiram de volta a Belo Horizonte. E quem também retornou ao clube de origem foi o lateral-direito Eduardo Ratinho.

No time dos não-renovados, deixaram o Ramalhão o meia Pablo Escobar, o zagueiro Vinícius Orlando, o volante Ricardo Conceição e o meia Elvis. Já o lateral-esquerdo Gustavo Nery e o volante Sidney, fora dos planos, foram dispensados.

O meia Marcelinho Carioca, por sua vez, após novela envolvendo a permanência no futebol como jogador ou dirigente, pendurou as chuteiras e se tornou embaixador do Corinthians no ano do centenário alvinegro.

Enquanto isso, mais atletas acabaram cedidos a outros clubes, casos do goleiro Nilson, do lateral-direito Juninho Caiçara e dos atacantes Leandrinho e Luís Carlos, que seguiram para o América de São José de Rio Preto - clube que fechou parceria com o Santo André -, além do atacante Ricardinho, emprestado ao Mogi Mirim, e do centroavante Osny, que foi para o Rio Claro.

Por outro lado, dez jogadores foram anunciados pelo clube sob a nova política do bom e barato, e devem se apresentar ao técnico Sérgio Soares na segunda-feira, quando o elenco segue para Poços de Caldas-MG, onde realizará a pré-temporada: o goleiro Fabiano (ex-São Paulo), o zagueiro Halisson (ex-Portuguesa), o lateral-esquerdo Carlinhos (ex-Santos), os volantes Gil (ex-Vitória), Alê (ex-Cerezo Osaka-JAP) e Wendel (ex-futebol austríaco), o meia Branquinho (ex-Barueri), e os atacantes Rafael Silva (ex-Bahia), Anderson Gomes (ex-Goiás) e Rodrigão (ex-Indios Juarez-MEX).

Segundo a expectativa da diretoria, pelo menos 99% do elenco deve se reapresentar na segunda-feira. "Só vai faltar o Rodrigão, que está tratando o fim do contrato no México e deve chegar na quarta ou quinta-feira", explicou o diretor executivo do Ramalhão, Carlos Arini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;