A partir de 1º de fevereiro, empresas interessadas em solicitar crédito tributário relativo ao PIS/Cofins terão de fazer a declaração prévia das notas fiscais relativas ao pagamento do imposto.
Sem informar as notas, as empresas não poderão solicitar ressarcimento relativo a esse tributo ao Fisco. Instrução normativa da Receita Federal, publicada ontem noDiário Oficial, tem o objetivo de impedir fraudes nesse tipo de operação.
Segundo o assessor do gabinete da Receita, Carlos Roberto Occaso, os novos procedimentos reforçam os sistemas de controle e passam a dar mais segurança ao Fisco. O novo procedimento já é adotado para a maioria dos créditos tributários, como o IR (Imposto de Renda), CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), entre outros.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.