Turismo Titulo Litoral
São Vicente tem teatro e show na praia
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
17/12/2009 | 06:00
Compartilhar notícia


São Vicente abre seus braços para oferecer aos turistas programação especial para a temporada de férias.

Ainda no clima natalino, a cidade oferece até o dia 23 a Cantata de Natal, sempre a partir das 19h, na Praça Barão do Rio Branco, no centro. Hoje é a vez do Coral Raízes da Serra da Prefeitura Municipal de Cubatão; no domingo, quem anima a população é o coral do 39º Batalhão de São Vicente.

ESPETÁCULO - Sucesso e tradição no município descoberto por Martim Afonso de Sousa, a Encenação da Fundação da Vila São Vicente tem data marcada para acontecer: entre os dias 18 e 24 de janeiro, na praia do Gonzaguinha.

O maior espetáculo de areia do mundo terá a participação de 800 figurantes voluntários da comunidade para a peça ao ar livre, cujo tema é Democracia nas Américas, que teve roteiro escolhido por meio de concurso popular. Diferentemente de anos anteriores, a encenação não terá a presença dos globais. No entanto, a personagem Índia Bartira, amada de João Ramalho - um dos pioneiros da Primeira Vila do Brasil -, será interpretada por Marissol Dias, eleita em um concurso realizado na cidade.

No Réveillon o tom da festa da virada fica por conta do cantor Alexandre Pires. O show acontece no palco montado na orla da praia do Itararé, logo após a tradicional queima de fogos. A expectativa é de que mais de 40 mil pessoas acompanhem a apresentação.

Para receber os turistas, a prefeitura fez algumas reformulações em alguns pontos urbanos como a ciclovia na praia do Gonzaguinha, que passou a ter faixa estendida por toda a Avenida Antonio Rodrigues - outro importante cartão-postal da cidade à beira-mar.

Muita história e passeios ao ar livre

E nem só de praia vive São Vicente. Para as caminhadas e descanso em áreas verdes uma das opções é o Parque Voturuá (Avenida Juiz de Fora s/nº - Vila Voturuá). Com vasta área arborizada, tem zoológico, lojas, restaurantes, pesque-pague e playground.

Para mergulhar um pouco na história do Brasil, o Museu do Escravo, com entrada gratuita, pode ser uma boa alternativa. Quem quiser voltar no tempo e conhecer um pouco sobre a colonização, no Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa, s/nº - centro) há uma área de exposição roupas do colonizador Martim Afonso e objetos tradicionais do século 16.

Outra opção é o Centro Cultural da Imagem e do Som, onde são desenvolvidas diversas atividades, como filmes aos fins de semana e eventos culturais, tudo com entrada livre.

E para os que gostam de sentir o friozinho na barriga e não têm medo de altura há o teleférico, na praia do Itararé. O passeio proporciona uma bela vista até o tradicional Morro da Asa-delta, lugar preferido dos amantes de esportes radicais aéreos. Há também a famosa Ilha Porchat, que dá boas-vindas aos visitantes com o monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;