O presidente da Renault no Brasil, Jean-Michel Jaliner, anunciou ontem investimento de R$ 1 bilhão para ampliar a linha de produtos fabricados em São José dos Pinhais (PR). O aporte contará com recursos do próprio caixa e também do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico).
A montadora anunciou ainda o lançamento do utilitário esportivo Daster, que recentemente teve produção iniciada na Romênia pela Dacia, empresa do Grupo Renault.A partir de 2011, o carro será fabricado no Paraná com adaptações feitas ao estilo do consumidor brasileiro.
Jaliner diz que a injeção de capital faz parte da estratégia da multinacional de ampliar sua participação no mercado brasileiro - atualmente a Renault tem 4% das vendas e quer passar a 5% em 2010.
A empresa completou uma década de atuação no País. Durante este período, a Renault enfrentou altos e baixos. A empresa já chegou a ter 6% do mercado nacional, mas perdeu vendas com estratégias que não deram certo e perda de revendedores. Nos últimos três anos, vem tentando mudar a imagem da marca. Agora, a montadora se prepara para um novo salto. "Passamos os últimos 10 anos construindo a marca no País e agora vamos para a fase de crescimento", disse Jalinier.
O executivo disse que a Renault conseguiu atingir seus objetivos no último planejamento, que previa, entre 2006 e 2009, dobrar a produção no complexo industrial Ayrton Senna, na região metropolitana de Curitiba.
"Ultrapassamos a produção de 100 mil carros já em 2008 e vamos repití-la neste ano." De janeiro a novembro, a Renault vendeu 101,3 mil automóveis, queda de 0,7% sobre o mesmo período de 2008.
O presidente disse que a Renault enfrentou problemas no último trimestre de 2008 e nos primeiros três meses deste ano, mas conseguiu equilibrar a produção e vendas ao decorrer de 2009. Jaliner aposta que o ano termine com mercado doméstico de 3,1 milhões de unidades - 2,98 milhões de carros e comerciais leves, se descontados do total 110 mil caimnhões e 20 mil ônibus. Para 2010, ele aposta em um mercado igual.
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