Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 1 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Por trás das obras Baravelli


Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC

08/12/2009 | 07:00


A diversidade de linguagens que caracteriza o pintor, escultor e gravador paulistano Luiz Paulo Baravelli fica evidente no recém-lançado livro "Baravelli Comenta seu Trabalho" (J.J Carol, 120 págs., R$ 65). O material serve como complemento de Portfolio (2007), compilação das produções do artista em ordem cronológica, de 1965 a 2006.

O lançamento inclui pinturas de 2008 e tem caráter distinto, já que as obras são acompanhadas por comentários sobre o processo de criação. "É uma espécie de diário de bordo", define o autor.

O leitor pode conhecer, por exemplo, os bastidores da produção de Heloísa 2 (1990), peça pintada em madeira maciça que reproduz as feições de uma mulher em tamanho natural (17 centímetros). "Jovem, ouvi de algum adulto sábio: ‘Não vá perder a cabeça por um palminho de rosto'. Ao olhar de perto o lindo rosto da modelo Heloísa, a frase me veio à mente e, caracteristicamente, resolvi verificar se o rosto media mesmo em torno de um palmo. É menor, no caso dela", define Baravelli.

ARTE POP - Nos anos 1970, o pintor foi um dos fundadores da Escola de Arte Brasil, "centro de experimentação artística dedicado a desenvolver a capacidade criativa do indivíduo". Uma década depois, digeriu as influências da arte pop, que se manifesta em quadros como Noiva no Sítio e Hipnotismo no Elevador (ambos de 1981), pintados com acrílica.

"Havia nos anos 1960 uma espécie de modismo pop, que girava em torno da publicidade e do consumo, de uma forma que não existia no Brasil na época. A nossa realidade era muito diferente da que havia nos Estados Unidos", comenta.

Ele reconhece as relações entre obras antigas e outras mais recentes, como Noiva no Sítio e Uma Brasileira, em que também utilizou tinta acrílica.

"Acho que Uma Brasileira pode ser considerada filha de Noiva no Sítio. As imagens e ideias emergem e podem ser utilizadas muito tempo depois."



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;