O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC possui um grupo de trabalho destinado a estudar a logística regional e possíveis soluções para o trânsito. Uma das conclusões do grupo é de que o tráfego na região é resultado do volume de veículos que circulam nos municípios vizinhos e que isso tende a piorar com a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel e das obras de ampliação da Avenida Jacu-Pêssego.
A estimativa do grupo é de que o número de carros que passam pela Avenida João XXIII, em Mauá, aumente 400% com a entrega do anel viário, segundo Marcelo Liochi, coordenador do Núcleo Estratégico de Meio Ambiente do Consórcio. A ampliação da avenida para dar vazão a esse fluxo de carros foi aprovada pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário SA), responsável pelo Rodoanel.
Liochi lembra que a ampliação da Avenida Jacu-Pêssego, patrocinada pela Prefeitura de São Paulo, despejará de 40 a 100 mil carros por dia no sistema viário de Mauá. "Isso não era previsto no início do projeto", diz o coordenador. Uma das propostas apresentadas pelo Consórcio é a criação de um sistema binário formado pelas avenidas Alberto Soares Sampaio e Rosa Kasinski, que será ligado com a Avenida dos Estados.
BILHETE INTEGRADO - A integração do bilhete único usado nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com as linhas municipais de ônibus do Grande ABC também está sendo discutida pelo Consórcio. "A maior dificuldade é ter uma tarifa única para todos os meios de transporte. Mas já há tecnologia para fazer o mesmo bilhete funcionar em redes diferentes", diz Liochi.
O transporte sobre trilhos deverá receber investimentos do governo Estadual. O projeto é criar, até 2014, uma linha paralela à Linha 10 - Turquesa (Luz - Rio Grande da Serra) que pararia apenas nas estações Luz, Santo André, São Caetano e Mauá. O tempo entre os trens cairia para 5 minutos. Além disso, com a chegada da Linha 2 - Verde do Metrô ao Tamanduateí no ano que vem, o Grande ABC ficaria de 15 a 25 minutos mais próximo do meio de transporte subterrâneo.
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