Esportes Titulo Eliminatórias
Uruguai e Argentina fazem decisão em Montevidéu
Por Dérek Bittencourt
Com Agências
14/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Vale vaga na Copa do Mundo de 2010 e vai fazer o Estádio Centenário de Montevidéu tremer. Uruguai e Argentina se enfrentam hoje, às 19h, em clima total de decisão. Só a vitória interessa para as equipes, já que um empate somado a goleada do Equador sobre o Chile por seis gols de diferença, credencia os equatorianos à África do Sul, deixa os argentinos na repescagem e os uruguaios fora de combate.

Existe até a hipótese dos hermanos ficarem fora do Mundial. Para que isso aconteça o Equador tem de golear o Chile (por cinco gols) e o Uruguai passar pela própria Argentina. Para os uruguaios ficarem fora até do confronto com uma seleção da Concacaf na repescagem, basta vitórias simples equatoriana e argentina.

Na classificação das eliminatórias, a Argentina tem vantagem sobre os rivais, com 25 pontos. O Uruguai vem logo atrás, com um ponto a menos, seguido do Equador, com 23. Assim, a reedição da Copa do Mundo de 1930, entre os vizinhos uruguaios e argentinos (naquela ocasião vencida pela Celeste Olímpica por 4 a 2), ganha o rótulo de vida ou morte.

De um lado, os donos da casa vêm de boa vitória fora sobre o Equador, 2 a 1, e terão o embalo dos 55,5 mil torcedores uruguaios que são esperados no Centenário (os argentinos ocuparão os outros 4,5 mil lugares).

O artilheiro Diego Forlán, que já marcou sete nas eliminatórias (dois atrás de Suazo, do Chile, e Luís Fabiano, do Brasil, os maiores goleadores da competição) está confirmado no ataque ao lado de Suárez, que já balançou as redes em cinco oportunidades.Do outro, os comandados de Diego Armando Maradona ganharam sobrevida na última rodada, ao vencerem o Peru por 2 a 1, na casa do adversáro, com gol de Palermo aos 47 minutos do segundo tempo. Mesmo assim, o centroavante do Boca Júniors deve iniciar na reserva e o ataque será formado por Messi e Higuaín.

Em caso de combinação negativa de resultados, não será a primeira vez que os argentinos ficarão fora da Copa. Aliás, o fato já ocorreu três vezes: em 1938, na França, 1950, no Brasil e 1970, no México.

Equador visita Chile em busca de goleada

A tarefa não será fácil. Mesmo porque não depende apenas de um interessado. Mas o Equador, do técnico Sixto Vizuete, vive a expectativa de golear o já classificado Chile hoje, às 19h, no Estádio Nacional de Santiago, por seis gols de diferença, além de torcer por empate entre Argentina e Uruguai, para garantir a sexta vaga na Copa de 2010.

A situação ficou mais difícil após os equatorianos serem derrotados pelos uruguaios, em casa, por 2 a 1, no sábado, em jogo que teve a polêmica arbitragem do brasileiro Sálvio Spínola Fagundes Filho.

Para os chilenos, porém, a expectativa é despedir-se do torcedor com bom resultado em casa.

No Defensores del Chaco, em Assunção, às 21h, o Paraguai sonha vencer a Colômbia e terminar as eliminatórias na liderança, em caso de tropeço do Brasil para a Venezuela, em Campo Grande.

Em duelo que não vale muita coisa, a embalada Bolívia, que vem de vitória sobre os brasileiros, visita o lanterna Peru, às 17h, no Estádio Monumental de Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;