Cultura & Lazer Titulo Pianistas
Dupla mostra sons da Espanha
13/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Elas nasceram na França, quase na fronteira da Espanha, de mãe italiana. Não por acaso, as pianistas Katia e Marielle Labèque fizeram da ausência de fronteiras uma das marcas de seu trabalho. As duas apresentam-se em duo desde pequenininhas, dificilmente sobem ao palco sozinhas - quando o fazem, é apenas para se reciclar e trazer novidades à parceria.

E é lado a lado que elas encerram amanhã a temporada do Mozarteum Brasileiro, com programa dedicado à música espanhola - ou inspirado na cultura da Espanha.

O flerte das irmãs com a música flamenca é antigo. No ano passado, virou colaboração com a cantora Mayte Martín em uma turnê dedicada a arranjos para dois pianos e voz de canções de Joaquin Rodrigo, Manuel de Falla, Enrique Granados, Paco de Lucía e Carlos Gardel.

"Sempre tivemos ligação importante com a cultura espanhola e, como não há repertório específico para dois pianos, resolvemos criá-lo", explicou Katia à imprensa espanhola.

Por conta disso, os programas de hoje e amanhã dialogam com os interesses recentes do duo. Elas abrem os recitais com seleções da "Suíte Iberia", de Isaac Albeniz, em arranjos para dois pianos de Abel Decaux, Enrique Granados e Joan Albert Amargos. Em seguida, tocam "La Maya y el Ruiseñor", da suíte Goyescas, de Granados, e "Canción de Amor", de Paco de Lucía.

Para encerrar o repertório, a versão original de "Ravel" para dois pianos do célebre Bolero. Detalhe: a execução terá participação especial do Grupo PIAP, um dos mais importantes conjuntos de percussão brasileiros, comandado por John Boudler.

Na última vez em que estiveram no País, as irmãs conversaram com a reportagem e explicaram os critérios que guiam sua busca por repertório. "Misturamos o novo e o antigo para que as apresentações tenham mudanças de clima. Não me agrada a ideia de um concerto linear, em que o público não experimente diferentes sensações", explica Katia.

Katia e Marielle Labèque - Hoje e amanhã, às 21h, Na Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo. Tel.: 3223-3966. Ingr.: R$ 60 a R$ 160.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;