Com preços, equipamentos e espaço semelhantes, Livina e Polo buscam a preferência do consumidor
À primeira vista, eles parecem não ter muito em comum. Afinal, o VW é o segundo colocado no segmento de sedãs compactos de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com 10.830 unidades emplacadas de janeiro a agosto, e o Nissan é um monovolume, cujas vendas iniciadas no fim de março totalizaram até o mês passado 2.376 veículos.
Mas as semelhanças não são poucas, e começam pelo item que mais pesa na hora da compra: o preço. Enquanto o três-volumes da montadora de origem alemã tem preço de R$ 53.815, o Livina custa R$ 56.890, diferença de apenas R$ 3.075.
Ambos são voltados para famílias, têm espaço considerável para ocupantes e bagagem, oferecem bom desempenho, dirigibilidade, estabilidade e nível de equipamentos.
Enquanto o Polo Sedan - avaliado na versão Comfortline com motor 1.6 8V -, é equipado com a nova transmissão automatizada de cinco velocidades, o Livina - na versão SL 1.8 16V - conta com câmbio automático de quatro velocidades.
Embora visto de fora o Livina pareça maior que o Polo, o VW tem um centímetro a mais em comprimento. No entanto, em largura, altura e distância entre eixos, o modelo da Nissan leva vantagem. Internamente, os 14 centímetros a mais entre os eixos dianteiro e traseiro favorecem (e muito!) o conforto dos passageiros, oferecendo mais espaço para as pernas dos que vão atrás.
No porta-malas, o Livina continua tendo pontos a seu favor, embora a diferença seja pequena, de apenas 17 litros. O banco traseiro bipartido com opção de rebatimento do encosto também ajuda a levar mais bagagem.
O Polo é daqueles modelos bem acertados, com boa ergonomia, prazerosos de dirigir. Seu motor entrega boas saídas e retomadas e o câmbio automatizado ajuda a oferecer conforto, funcionando bem principalmente quando o motorista opta pelas trocas nas borboletas atrás do volante, o que dá mais agilidade ao modelo.
Na posição drive, entretanto, as respostas ficam mais lentas e é possível sentir os solavancos das trocas de marcha.
O motor do Livina, com 22 cv e 1,9 mkgf a mais, associado ao câmbio automático, garante melhor desempenho.
Na ponta do lápis, o monovolume da montadora de origem japonesa entrega melhor custo-benefício, principalmente se levarmos em conta que, além de oferecer mais espaço e desempenho, já sai de fábrica com dois itens de segurança muito importantes - air bag duplo e freios ABS -, que são opcionais no concorrente.
Se equiparmos o Volkswagen com um módulo que inclui esses dois equipamentos, o valor adicional será de R$ 2.790, elevando seu preço para R$ 56.605, diferença de apenas R$ 285 em relação ao Nissan.
Também agrada mais no Nissan a direção elétrica, mais leve na hora de manobrar diante da hidráulica do Volkswagen. No entanto, falta computador de bordo.
Ambos contam com ar-condicionado - sendo que o do Polo é digital -, CD player com MP3, rodas de liga leve de 15", faróis de neblina e comandos elétricos para vidros, travas e retrovisores.
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