Cultura & Lazer Titulo Festival
Baú do Raul

Exposição de objetos do cantor chega a Santo André; evento acontece no Paço e tem a entrada franca

Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
29/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O início, o fim e o meio da trajetória artística e pessoal do cantor que redefiniu a linguagem do rock brasileiro compõem a Expo Raul Seixas, mostra que entra em cartaz hoje, a partir das 10h, e permanece no Paço Municipal de Santo André até as 18h de amanhã. Realizado pela primeira vez na cidade, o evento tem entrada franca e integra a programação de encerramento do Festival de Cultura Industrial, que inclui feira de vinil, oficinas e shows de nomes consagrados no cenário musical brasuca.

Criada em 1985, a mostra dedicada ao roqueiro baiano tem curadoria de Sylvio Passos, proprietário do acervo e presidente do Raul Rock Club. Ao todo são 50 painéis, com objetos e fotografias que narram cronologicamente a vida do ídolo.

"São todas peças que pertenceram ao Raul e ele foi me dando nos últimos dez anos de vida, quando o conheci. Há objetos de uso pessoal, como o pijama que ele vestia quando foi encontrado morto, manuscritos de músicas e o primeiro violão que ele ganhou".

Passos destaca a perenidade da obra do autor de Metamorfose Ambulante, morto em 1989, em decorrência de pancreatite causada pelo abuso de álcool e drogas. "No dia 21, quando completaram-se 20 anos da morte, não teve portal na internet, televisão ou emissora de rádio que não falou dele."

Apesar de não contar com patrocinadores e ter abandonado projetos pessoais para cuidar do legado do artista, o curador sente-se privilegiado. "Abri mão de ser jornalista e psicólogo para cuidar do acervo da melhor maneira possível. Ele é mantido por mim, com a ajuda de Deus e São Raulzito. Sinto que tenho o compromisso de mostrar isso para as pessoas", afirma Passos.

Festival de Cultura Industrial - Hoje e amanhã, a partir das 10h. No Paço Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Grátis.

Cachorro Grande faz show hoje

O Festival de Cultura Industrial finaliza hoje sua programação musical a partir de 13h. As principais atrações são o músico Ricardo Gaspa (ex-baixista do Ira!) e o quinteto gaúcho Cachorro Grande, que traz à região turnê de Cinema, seu novo CD. Grupos independentes de Santo André completam o dia. Durante o evento, passaram pela cidade Mallu Magalhães, Marcelo Nova e Ultraje a Rigor, entre outros. (Luís Felipe Soares)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;