Política Titulo
Pinheiro diz que projeto de nova avenida é regional

Prefeito de S.Caetano vistoria área da CPTM que dará lugar à via

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
27/03/2013 | 06:39
Compartilhar notícia


 

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), disse que seu projeto para construir uma via paralela à Avenida Goiás é de cunho regional, pois facilitaria o acesso do Grande ABC à Capital e vice-versa. A análise foi feita ontem durante vistoria do peemedebista na Estação São Caetano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), local que deve abrigar trecho da construção.

"O pessoal de Santo André e Mauá usa muito esse trajeto. É uma obra regional, que vai desafogar a Goiás e servir a São Caetano, porque teremos uma mobilidade maior. Mas vai servir também para a cidade de São Paulo e a região. Vamos debater esse projeto por meio do Consórcio (Intermunicipal do Grande ABC), onde todos os prefeitos me apoiam. As pessoas às vezes preferem usar a Goiás para ir até São Paulo ao invés de usar a Via Anchieta, porque costuma ter congestionamento", declarou Pinheiro.

A administração deu início a estudos técnicos sobre a viabilidade do empreendimento. Pinheiro quer rebaixar o trajeto completo da linha de trem - cerca de três quilômetros - que passa pelo município para construir a avenida sobre os trilhos. "Estamos dependendo de um aval da CPTM. O governador (Geraldo Alckmin, PSDB) colocou os técnicos da companhia em contato com a gente e já estamos em tratativas. Semana que vem eu e meu pessoal técnico vamos sobrevoar a área para avaliações."

O caminho foi escolhido para evitar desapropriações. "Esse espaço é bem largo e poderíamos fazer até três faixas de cada lado", comentou, em referência à linha férrea. A ideia do Paço é otimizar o uso das linhas para não impedir o funcionamento quando for fazer o rebaixamento da área. "Quero fazer um belo projeto paisagístico aqui na estação e modernizá-la aos moldes do Metrô", detalhou o prefeito.

A nova via terá início na divisa com Santo André e terminará no encontro com a Avenida Guido Aliberti.

Caso a CPTM dê sinal verde ao Palácio da Cerâmica, Pinheiro vai abrir licitação para contratar uma empresa que faça o projeto funcional. A peça será encaminhada para o governo federal na tentativa de angariar recursos financeiros do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). "Conversei com o (vice-presidente) Michel Temer (PMDB) e ele disse que vai agilizar a aprovação do projeto quando encaminhado. O governo do Estado pode nos ajudar com a aprovação, mas também seria bom que investisse algum recurso, porque a obra é positiva também para São Paulo", considerou.

O prefeito destacou que o PMDB deve se unir para concretizar o projeto, já que São Caetano é tida como vitrine de gestão da sigla. "É interesse do partido e dele (Temer) porque está pegando uma cidade que nunca foi do PMDB. E nós queremos marcar pontos nesse sentido. Seria um marco da nossa administração e toda a população do Grande ABC iria reconhecer como uma obra prioritária", contextualizou o prefeito.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;