Economia Titulo Dólar
China pede aos EUA que mantenham taxa cambial
Por
28/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A China mais uma vez pediu aos Estados Unidos que mantenham uma taxa cambial estável para sua moeda como uma forma de salvaguardar a segurança do gigantesco volume de ativos denominados em dólar do país asiático. O ministro assistente de Finanças da China, Zhu Guangyao, reiterou o pedido durante uma entrevista coletiva à imprensa ao final do primeiro dia do novo Diálogo Estratégico e Econômico EUA-China, em Washington.

Os formuladores da política na China vêm exortando os EUA a implementarem uma política fiscal e monetária mais responsável como forma de evitar inflação no longo prazo, o que enfraqueceria o dólar e desvalorizaria o gigantesco volume de ativos em moeda americana da China. Entre esses ativos estão mais de US$ 800 bilhões em Treasuries.

Zhu disse que este ponto estava no foco da agenda do vice-primeiro-ministro da China Wang Qishan durante os encontros de hoje com autoridades norte-americanas sobre questões econômicas. Ele observou que as discussões foram positivas, ajudaram a aumentar a troca de visões sobre as políticas macroeconômicas dos dois países.

Embora a China mantenha um olhar atento sobre o déficit fiscal dos EUA, o governo chinês sinalizou que não vai pressionar os americanos neste momento delicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;