Economia Titulo Estagiários
Está aberta a temporada para seleção de estagiários

Somente o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) oferece 12 mil vagas para alunos do Ensino Médio, Técnico e Superior

Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
19/07/2009 | 07:12
Compartilhar notícia


Está aberta a temporada de "caça" a estagiários. Somente o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) oferece 12 mil vagas para alunos do Ensino Médio, Técnico e Superior. Com a formatura de diversos estudantes em junho, o volume de contratações de estagiários cresce neste início de segundo semestre.

A melhor oportunidade, onde procurá-la, como se portar em entrevistas ou como agir no trabalho são questões que se emaranham na cabeça dos jovens, e muitas vezes fazem com que os estagiários não aproveitem suas oportunidades da melhor forma possível.

Para Isabel Arias, conselheira de Roberto Justus em algumas edições do programa "O Aprendiz", a massificação do perfil dos estagiários faz com que a atitude se torne o principal diferencial para contratação. "Chamo de atitude boa aquela relacionada com generosidade, realismo, minimalismo, espírito solidário e crença na própria experiência", afirma. "Eu diria aos universitários: pesquisem boas práticas empresariais."

A busca pelas melhores oportunidades é uma questão de planejamento e observação. "O mapeamento do mercado deve começar pela reflexão sobre qual empresa se identifica com o modo de pensar de cada um", explica a especialista, que relembra a necessidade de se fazer o marketing pessoal. "O jovem deve planejar como vai expor sua marca e usar todo o conhecimento adquirido para fazer sua campanha e aumentar sua rede de contatos."

O ideal é que os futuros profissionais busquem programas estruturados de estágio, que os façam permanecer o maior tempo possível na empresa. "A condição de estagiário permite elevar o conhecimento, aprendendo com experts e com casos reais. Quanto mais tempo dedicado a esta etapa, maior aprendizado será absorvido", ressalta Isabel.

Na hora das entrevistas e dinâmicas, a dica é ter atitudes positivas. O brilho nos olhos, as vontades e os sonhos, quando abordados de forma positiva, trazem bons resultados. Nas dinâmicas, em especial, o conselho é manter o bom humor e expor-se, desde que com bom senso. Segundo a especialista, o melhor na dinâmica não é necessariamente aquele que mais falou.

Embora não haja receita de sucesso, o fato é que o mercado de trabalho em grandes empresas busca talentos humanos felizes e comprometidos, com vontade de aprender e bastante antenados no mundo dos negócios. "Se quisermos ocupar uma vaga para super-homem, estaremos fadados ao insucesso. O super-homem não existe."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;