Economia Titulo Ibovespa
Ibovespa lidera ranking de aplicações
Por
30/05/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


Refletindo a onda de recuperação das bolsas mundiais dos últimos meses, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) teve valorização de 12,49% em maio, liderando o ranking de investimentos pelo terceiro mês consecutivo.

No ano, o índice registrou ganho de 41,67% - maior alta acumulada de janeiro a maio desde 1999, quando a valorização chegou a 42,43%. O destaque negativo do mês foi o dólar, que, com perdas de 9,96%, teve a maior desvalorização mensal desde abril de 2003.

Segundo especialistas, a recuperação contínua da Bolsa brasileira segue o movimento de outras bolsas de valores no mundo. "Após atingirem índices mínimos no início de março, a maioria das bolsas subiu de 30% a 60% (em dólares) nos últimos três meses", afirmou o administrador de investimentos Fábio Colombo. "De lá para cá, cresceu a sensação de que o pior já passou."

No Brasil, boa parte da alta foi provocada pela entrada maciça de investidores estrangeiros no País, animados com a melhora de alguns indicadores da economia mundial. O saldo de investimento estrangeiro na Bovespa chegou a R$ 10,1 bilhões nos cinco meses do ano. Somente em maio, até o dia 26 (último dado disponível), os investidores deixaram um saldo de R$ 5,059 bilhões na Bolsa.

Além disso, a melhora dos fundamentos econômicos do País também aumentou o fluxo de investimentos estrangeiros. Segundo o educador financeiro Mauro Calil, a obtenção do grau de investimento, no ano passado, permitiu à Bolsa brasileira reagir mais rápido à recuperação do mercado. "Dentre os emergentes, a Bolsa brasileira tem uma liquidez muito grande, o que lhe dá uma atratividade maior."

Para o professor de Finanças da Fundação Getulio Vargas, William Eid, porém, fatores internos não justificam o movimento de recuperação da Bolsa dos últimos meses. "Em termos de lucratividade, crescimento das empresas e do País, essa melhora não tem sustentação." Por isso, acredita ele, uma notícia mais negativa - e inesperada pelos investidores - pode modificar todo o cenário. "Se na semana que vem quebrar um banco grande nos Estados Unidos ou Europa, o dinheiro sai correndo daqui."

Apesar dos sinais positivos, os especialistas recomendam cautela para os investidores que querem entrar ou voltar para a bolsa agora. Na avaliação do educador financeiro Mauro Calil, apesar da valorização, a Bolsa brasileira está atrativa para quem quer entrar. "Não está mais aquela pechincha do começo do ano, mas ainda não está cara", diz o especialista.

Ainda assim, a recomendação é que a compra de ações seja feita de forma gradativa. O mesmo conselho vale para quem for vender agora. "Não é razoável que a Bolsa continue subindo com essa força. Por isso, o ideal é vender gradativamente", afirmou Fábio Colombo.

As aplicações em fundos de renda fixa e DI, que também tiveram ganhos em maio, devem continuar atrativas, apesar da perspectiva de queda na taxa básica de juros (Selic). Para Colombo, a taxa de juros real no Brasil continua bastante alta. "Os investidores não têm por que se desesperar. A recomendação é procurar fundos com taxas de administração baixas", recomendou o especialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;