Economia Titulo Percepção
Aumenta índice de empresas que querem manter quadro ou contratar
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
26/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Boa notícia para a economia brasileira. Pela primeira vez desde novembro de 2007 subiu o índice do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) que mede a previsão de manutenção dos empregos e a expectativa de novas contratações.

O levantamento, realizado ontem durante almoço-debate, em São Paulo, com o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, levou em consideração as opiniões de 300 executivos de médias e grandes empresas presentes ao evento.

No 11º mês de 2007, o indicador apontava que 95% das companhias pensavam em manter estável o quadro de trabalhadores ou ampliá-lo. De lá para cá, com o agravamento da crise financeira internacional, o índice apresentou curva negativa acentuada e sistêmica, chegando a 80% em março deste ano - ou seja, 20% das empresas tinham intenção de demitir. Na pesquisa de ontem, a porcentagem cresceu 7 pontos e alcançou 87%.

O mesmo ocorreu com a medição do nível dos negócios. Também em novembro de 2007, a planilha apontou que 81% dos empreendimentos demonstravam expectativa de sustentar o patamar ou melhorar os lucros. Vinte e oito meses depois, em março de 2008, o índice só caiu e chegou a 68%. Ontem, porém, apresentou avanço e fechou em 70%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;