Cultura & Lazer Titulo Inauguração
Escola livre de cinema e vídeo reabre reformada

Adolescentes terão curso inédito no espaço andreense após oito meses de reforma orçada em R$ 300 mil

Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
09/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Após oito meses de reforma, a ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André) será inaugurada na segunda-feira, às 10h, no Parque Chácara Pignatari. A instituição funcionará em casa que já abrigou unidade da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística).

Orçada em R$ 300 mil, e custeada com recursos da Prefeitura, a obra incluiu pintura, substituições de telhado, rede elétrica e forro, além das redistribuições de salas e da cozinha. A escola também abrigará estúdio, ilha de edição e camarim.

Durante a inauguração, serão projetadas imagens produzidas pelo documentarista Evaldo Mocarzel, que doou 11 obras de sua autoria para o acervo da ECLV. Os músicos Rodrigo Petreca, Vinícius Morales e Flavio Lazarin interpretarão versões jazzísticas de trilhas sonoras de filmes.

NOVA FASE - A iniciativa marcará uma nova fase da ELCV. Em janeiro, a Defesa Civil interditou o Cine Teatro Carlos Gomes, onde eram realizadas as aulas da escola, depois de vistoria promovida a pedido do Executivo. Na ocasião, o órgão constatou danos provocados por cupins, rachaduras, falta de saídas de emergência, entre outros problemas.

Desde março, quando terminou o período de férias, os 50 inscritos no curso de formação - em que são ministradas disciplinas como criação de documentários e roteiro ficcional - utilizam parcialmente a unidade da Chácara Pignatari. "O fato de termos um espaço como esse faz com que a gente tenha mais condições para realizar trabalhos de criação. Os alunos esperavam com ansiedade por essa sede", afirma o coordenador da ELCV, Sérgio Pires.

Entre as realizações empreendidas em sua gestão, ele destaca a criação do curso de interpretação para cinema e o programa Primeiro Foco, que começará na terça-feira e terá duração de dois meses. Poderão participar crianças e adolescentes com idades entre 11 e 16 anos, que terão aulas de técnica cinematográfica, roteiro e interpretação. Informações sobre o processo de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br). Todas as atividades serão gratuitas.

Pires empolga-se com outras propostas para a instituição. "Vamos promover evento de vídeo e dança no dia 30 de maio e queremos concentrar nossos esforços para realizar a Mostra de Vídeo, que deverá ocorrer na última semana de setembro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;