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Dia das Mães impulsiona vendas on-line

O hábito vem crescendo a cada dia e os sites reúnem diversos produtos, desde CD´s até pacotes de viagens

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
03/05/2009 | 07:11
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Com a chegada do Dia das Mães muitos consumidores optam por trocar as lojas de ruas e shoppings pela internet, a fim de não enfrentar filas na hora de escolher o presente. O hábito vem crescendo a cada dia e os sites reúnem uma infinidade de produtos, desde CD´s até pacotes de viagens.

Outra vantagem para o público on-line são as diversas formas de pagamento que possibilitam que o consumidor faça grandes aquisições através do computador.

Para se ter uma ideia, segundo a e-bit (empresa que fornece informações sobre o comércio via web nacional) o Dia das Mães movimentará cerca de R$ 450 milhões no País, até o sábado (9), o que significa um crescimento de 20% em relação ao mesmo período em 2008, quando o faturamento foi de R$ 380 milhões. Isso comprova que, a web se transformou em uma aliada no momento das compras e numa ferramenta de vendas.

Para Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, as lojas devem criar promoções especiais e ficar atentas ao aumento de demanda, que cresce de modo expressivo. "Vamos ver como as empresas vão se portar frente a essa época tão relevante para o setor. É interessante apostar em promoções que motivem ainda mais os filhos a presentear suas mães".

A expectativa é que o tíquete médio não apresente grandes variações, ficando próximo a R$ 325, contra R$ 328 registrados em 2008.

Cuidados - A comodidade de comprar o presente sem precisar sair de casa, enfrentar filas e pagar estacionamento no shopping pode custar caro se o consumidor não tiver atenção na hora de realizar a compra por meio de sites na internet.

Segundo a técnica do Procon-SP Silmara Buzo, é preciso avaliar os procedimentos e recursos adotados pelo site escolhido para garantir a segurança e a confidencialidade no momento de fazer a transação eletrônica para os pagamentos. "Além disso, no momento da aquisição do produto é necessário colocar outros dados pessoais como endereço e CPF para que o item seja entregue. Por isso, a necessidade de ser um site de confiança. É importante sempre usar um computador pessoal e ter instalado um bom anti-vírus", destacou Silmara.

Além desses cuidados, a técnica do Procon-SP lembrou a importância de se atentar ao prazo de entrega do produto, modelo e garantia. "Quando se faz o pedido de um item pela web o ideal é imprimir ou salvar as páginas virtuais com tudo aquilo que foi acordado no momento da compra para que não haja problemas futuros", aconselhou.

A Aceb (Associação Comercial Empresarial do Brasil) alerta para a prática do ‘site fantasma'. O consumidor encontra a página em um site de busca, percebe que o preço do produto está muito abaixo da tabela, faz a compra, acompanha o pedido e faz o pagamento. Porém, o produto não chega em sua casa nos dias estipulados e como um passe de mágica, a página desaparece. "Segundo o Código de Defesa do Consumidor, se o produto recebido não for o esperado, o consumidor tem sete dias para a devolução do seu dinheiro de volta", informou a Aceb.

Segundo Guasti, para evitar esses problemas é preciso escolher um site cujo outras pessoas já recomendaram, além de checar o CNPJ da empresa, e se na página constam e-mail, telefones e endereço físico da empresa e dos fornecedores. "Outra dica é checar o valor do frete e despesas adicionais e pagar as compras com cartão de crédito ou por meio do pagamento digital, pois nesses casos o consumidor tem até 14 dias para cancelar a transação financeira".

Por fim, vale sempre analisar as políticas de troca no produto no site no caso do item não agradar o consumidor. "A web é uma boa ferramenta para quem não tem tempo, e que se bem utilizada traz muita comodidade", abreviou a técnica do Procon-SP Silmara.

Produtos - De acordo com a e-bit, a exemplo do ano passado, a procura de produtos característicos no Dia das Mães deve ganhar espaço na preferência dos compradores virtuais. Livros, perfumes e cosméticos, roupas e acessórios, além de flores, estarão na pauta dos mais tradicionais, enquanto os mais arrojados devem investir em produtos mais caros, como TVs de tela plana, eletrodomésticos, notebooks e aparelhos celulares.

O ranking de produtos mais vendidos na data no ano passado, em volume de pedidos foram livros, revistas e jornais, que corresponderam a 13% das compras; informática, com 10%; saúde, beleza e medicamentos, 10%; itens de telefonia celular, eletrônicos e eletrodomésticos responderam a 7% cada.




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