Setecidades Titulo Santo André
Cetesb quer mais detalhes sobre aterro

Para liberar ampliação, órgão estadual pediu informações mais apuradas sobre gerenciamento de lixo em Santo André

Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
30/04/2009 | 07:39
Compartilhar notícia


 

Para tornar possível a ampliação do aterro municipal de Santo André, a Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental) quer analisar o panorama da

gestão de resíduos na cidade, além da proposta de licenciamento para uso de nova área apresentada ontem pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

A agência ambiental do Estado quer analisar o plano operacional da entrada e saída de veículos do aterro, o programa de adequação ambiental da cidade, o plano de gestão integrada de resíduos sólidos do município e a estratégia de comunicação sobre a ampliação do espaço dirigida à população.

Os documentos serão entregues ao órgão estadual na quarta-feira. "Não há prazo para que tenhamos uma resposta. Hoje (ontem), os técnicos viram com bons olhos o que apresentamos e acredito em um posicionamento positivo por parte da Cetesb", afirmou o diretor de resíduos sólidos do Semasa, Antônio Carlos de Oliveira.

A autarquia ofereceu ontem à agência ambiental argumentos para provar a viabilidade em se estender o aterro para uma área de pouco mais de 6.000 metros quadrados. Em março, a primeira tentativa de uso do espaço foi negada pela Cetesb que é o órgão responsável por conceder a nova área.

Para tentar conseguir o aumento da área útil do aterro, o Semasa aposta na diminuição da altura das camadas de disposição do lixo em cerca de 20 metros. Na proposta original, rejeitada pela Cetesb, o nível das porções de resíduos era de 70 metros.

A agência ambiental apontava que o peso poderia eventualmente deslocar a massa de lixo sobre dutos de óleo e gás da Petrobras que ladeiam o aterro e, por isso, o Semasa aceitou diminuir as camadas.

O diretor de Resíduos Sólidos do Semasa, explicou que foi feita uma simulação do peso que o lixo exerceria sobre a tubulação caso o aterro estivesse ampliado. Oliveira afirmou que a pressão é pequena e por isso a autarquia também se valerá do resultado apontado na sondagem do solo.

"Esse estudo foi exposto à Petrobras, que está analisando os dados e nos dará um parecer por escrito da viabilidade ou não do empreendimento", explicou.

Paralelamente ao aval da Cetesb sobre o aumento do aterro, o Semasa estuda o preparo da nova área. "Nós já estamos prontos para essa operação (de ampliação). Tendo um sinal verde da Cetesb, a preparação do terreno será rápida", avaliou. O uso do novo local como depósito de lixo garantirá sobrevida de cerca de sete meses ao aterro.

A cidade aguarda ainda parecer do Daia (Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental), responsável pelo licenciamento de uma área de 40 mil metros quadrados que estenderá a capacidade do aterro em cerca de oito anos.

Coleta seletiva aumenta 35,6% em Santo André

A coleta seletiva aumentou 35,6% em Santo André, de acordo com o Semasa. O cálculo foi feito comparando os meses de março de 2008 e 2009.

No primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 13% com relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2008 foram recolhidas 1,4 mil toneladas de resíduos recicláveis, como papel, vidro, plástico e metal, o montante chegou a 1,6 mil toneladas em 2009.

Os números foram alcançados com a soma do total recolhido na coleta seletiva de resíduos secos porta-a-porta, feita em dias pré-determinados.

Em janeiro, a coleta em residências somou 478 toneladas, enquanto as estações responderam por 104,5 toneladas. Em fevereiro, o volume somou respectivamente 409,5 e 62,3 toneladas. Em março, a coleta porta-a-porta recolheu 475,8 toneladas e as estações, 96,2.

Março foi o que apresentou o crescimento mais expressivo do trimestre. No ano passado, durante o mesmo período, foram recolhidas 350,7 toneladas de resíduos secos na coleta porta-a-porta. Neste ano, a população participou mais, separando 475 toneladas que geraram aumento de 35,6%.

A Prefeitura informou que a coleta seletiva será ainda mais intensificada, pois é uma forma de diminuir o volume de resíduos levados para o aterro municipal. Quantidade menor de lixo depositada culminará em mais capacidade ao empreendimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;