Esportes Titulo Série A-3
Segunda Divisão inicia neste sábado como vitrine
Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
18/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O inchado Paulista da Segunda Divisão começa hoje com a expectativa de servir de vitrine para os jovens. Limitado a jogadores de até 23 anos - com exceção a três atletas acima dessa faixa etária - o torneio contará com a participação de 45 equipes, duas delas do Grande ABC: Grêmio Mauaense e Palestra de São Bernardo.

"Para a gente é uma boa disputar esta competição, para tentar almejar um lugar mais alto. Serve como uma vitrine para nós, jogadores mais jovens", destacou o zagueiro da equipe de Mauá Luis Fabiano, 21 anos.

"Será o campeonato de nossas vidas, e que por contar com atletas mais novos, terá muita correria, garra, vontade e vamos buscar o nosso objetivo, que é o acesso à Série A-3", comentou o lateral-esquerdo Richard, 20 anos, do Palestra.

O término da Segundona está previsto para 22 de novembro. Assim, os participantes tiveram de realizar forte pré-temporada, de olho nos sete meses ininterruptos de trabalho. No período, cada clube poderá realizar, no mínimo, 12 jogos e, no máximo, 34.

"Como são jogadores mais jovens, não vejo mistério quanto ao físico deles. Têm um metabolismo tranquilo. Seria complicado se fossem mais velhos", afirmou o preparador físico do Mauaense, Café. "É um campeonato longo e um grupo forte é essencial", completou o técnico do Palestra, Sandro Gaúcho.

Entre os 45 clubes que buscarão as quatro vagas de acesso à Série A-3, estão alguns que já fizeram história no cenário paulista, casos de Araçatuba, Jabaquara, Matonense e Taubaté, e os que já viveram bons momentos na divisão de elite de São Paulo - os tradicionais Inter de Bebedouro, Jaboticabal e Velo Clube. Isso sem contar os aspirantes e recém-criados clubes-empresas, que chegaram com força para conquistar espaço, casos de Red Bull Brasil, Paulínia, Primeira Camisa e Olé Brasil.

Fórmula - Na primeira fase, as 45 equipes estão divididas em seis grupos (dois de oito e quatro de sete) e avançarão as quatro melhores de cada. Os classificados formarão outras seis chaves, com quatro em cada, e os dois mais bem colocados seguirão no torneio. Na terceira fase serão compostos três grupos, com quatro times em cada um, e os dois primeiros das chaves, somados aos dois melhores terceiros colocados nessa fase, continuarão na briga.

A quarta e penúltima fase será formada por dois grupos de quatro times e os dois principais de cada chave garantirão acesso à Série A-3. Além disso, os vencedores dessa etapa realizarão uma final para definir o campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Destaque na Itália, Richard encara realidade em S.Vicente

O lateral-esquerdo Richard, do Palestra, completou no mês passado 20 anos. O jogador, destaque do Santo André no Torneo Città di Torino, na Itália, no ano passado, agora tenta o mesmo sucesso pela equipe de São Bernardo - que fechou parceria com o Ramalhão - no Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Depois de enfrentar Gênova, Benfica, Brescia e Santos, nos gramados italianos, o atleta agora se prepara para debutar contra o São Vicente, no reduzido campo do time litorâneo, amanhã, na estreia do Palestra na Segundona.

"É algo que quem quer chegar longe no futebol tem de passar. Não sou diferente. Quero fazer o melhor pelo Palestra e adquirir experiência", afirmou o lateral, que vive a expectativa de atuar no time principal do Santo André. "Quando tiver mais qualidade quero subir e agarrar a oportunidade."

O atleta, que disputou a Copa PF (Paulista de Futebol) pelo Santo André, no ano passado, viu os colegas Júnior Dutra, Ricardinho, Chiquinho e Arthur, entre outros, chegarem ao profissional do Ramalhão, tenta a mesma sorte. "Espero que todos nós possamos fazer sucesso e ser recompensados como eles", concluiu.

Penúltima rodada da A-3 pode definir classificados

O Campeonato Paulista da Série A-3 vive a expectativa da definição dos primeiros classificados à segunda fase e hoje, a partir das 11h, cinco partidas abrem a 18ª rodada. Em Caieiras, um duelo que envolve duas equipes que brigam contra o rebaixamento. O Força, 16º com 21 pontos, recebe o Oeste Paulista, 17º com 19. Uma derrota do time de Presidente Prudente pode custar caro e deixa a equipe da casa em situação confortável.

Pela zona de classificação, o Grêmio Osasco, sétimo com 27, enfrenta o Olímpia, décimo com 26, no Estádio José Liberatti, às 15h. Em caso de vitória, o time de Osasco garante-se na próxima fase. Em outro confronto direto, às 19h30, no Estádio Coronel Francisco Vieira, Itapirense, terceiro, e Francana, quarta, somam 31 pontos e podem se aproximar da vaga com um empate.

O vice-líder Pão de Açúcar, com 32 pontos, é outro que com apenas um ponto alcança a fase seguinte. Para isso basta empatar com o já rebaixado Nacional, às 15h, na Rua Javari. Quem vive situação semelhante é o XV de Piracicaba. Quinto colocado com 28 pontos, só necessita da vitória sobre a Inter de Limeira, que já foi rebaixada, para concretizar a vaga. A partida será às 19h, no Estádio Barão de Serra Negra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;