Turismo Titulo Cores e bonecos
Frevo na festa pernambucana
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
12/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Em Olinda, o Carnaval começa uma semana antes da data oficial. A cidade efervesce, despontando nas ruas centenas de agremiações, desfilando ao som frenético do frevo. O povo desce e sobe ladeiras num entusiasmo contagiante, atrás dos tradicionais bonecos gigantes. Enfim, há de tudo para ver, sentir, participar.

A irreverência, criatividade e alegria tornaram o Carnaval de Olinda um dos mais famosos do mundo. Anualmente milhares de foliões chegam de todas as partes para desfrutar da beleza da festa que acontece dia e noite nas estreitas e ladeiras ruas da cidade tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Uma das marcas do Carnaval olindense são os bonecos gigantes que arrastam milhares de foliões ao som do frevo. Além deles, mais de 500 agremiações, registradas oficialmente, alegram a cidade durante a data. Na verdade, este número é bem maior já que todos que brincam em Olinda se fantasiam e criam seus próprios blocos.

MARANHÃO - O Carnaval de rua de São Luís é animado por diversas brincadeiras populares. Na Folia, tomam conta das ruas os fofões, as tribos de índios, os blocos-de-sujos, os blocos tradicionais, a Casinha da Roça, além das escolas de samba. O fofão é uma figura característica da festa maranhense, que se apresenta usando macacão de chita, estampada de cores vivas, complementado por uma estranha e fantástica máscara. Isoladamente, ou em grupos, os fofões se divertem, assustando e provocando os outros participantes. Essa festa de cores, ritmos e diversão acontece em circuitos de ruas e bairros, destacando-se os trajetos de São Pantaleão e da Madre Deus - importantes polos de cultura popular.

Para quem prefere o Carnaval de trios elétricos, a Avenida Litorânea oferece muita animação, tendo como cenário o bonito visual das praias. Folia que se repete, em outubro, quando acontece o Marafolia, a micareta de São Luís. Por tradição, o agito diário deve terminar com um delicioso caldo de ovos ou de mariscos, ou uma peixada (de preferência à beira-mar) para repor as energias e evitar a ressaca.          




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;