Política Titulo Levantamento
Orçamentos do Legislativo cresceram até 54% neste ano
Por
06/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


 Se depender de boa parte dos legislativos municipais, estaduais e federais, a recessão passará longe do Brasil. De acordo com levantamento divulgado ontem pela Organização Transparência Brasil, que apurou os orçamentos aprovados por 51 casas legislativas para 2009, 34 delas (dois terços) elevaram os seus gastos programados acima da inflação oficial de 2008 (IPCA de 5,9%). O maior aumento foi verificado na Câmara Municipal de Aracaju: seu orçamento cresceu 54%.

 Entre as 17 casas restantes, os números também não indicam preocupação com a crise financeira internacional: 13 delas contarão com orçamentos maiores que os de 2008, mesmo que o porcentual acrescido seja inferior ao da inflação oficial.

 "Mais uma vez o Legislativo age em completo desacordo com o que seria esperado dele", critica o diretor executivo da Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo. "Mesmo em tempos de crise, as casas legislativas pensam em benefício próprio, conferindo mais privilégios aos seus representantes."

 Entre as 27 assembleias legislativas analisadas, foram verificados aumentos acima da inflação oficial em 19. No topo da lista de aumento de gastos estão as assembleias de São Paulo (35,6%), Pernambuco (32%) e Distrito Federal (28%). Em contrapartida, duas casas legislativas estaduais cortaram recursos: Rio de Janeiro (-5,5%) e Espírito Santo (-7,4%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;