Política Titulo Crianças na política
Mauá coloca em prática a 'Câmara Mirim'
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
23/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os alunos da rede municipal em Mauá poderão contribuir com propostas de melhoria na cidade e acompanhar de perto o funcionamento do Legislativo a partir deste ano. Esta é a intenção do projeto Câmara Mirim, que está sendo elaborado pelo presidente da Casa, Rogério Moreira Santana (PT).

Serão nove vereadores com idade entre 10 e 14 anos escolhidos nas escolas para representar os interesses dos estudantes de toda a rede."Ainda não definimos como será a eleição dos parlamentares mirins e nem quantas sessões serão por ano", disse o diretor- geral da Casa, Clériston Alves Teixeira. Mas a garantia é que os projetos que forem considerados relevantes à cidade poderão ser levados ao plenário para discussão entre os 17 vereadores ‘de verdade'.

"Os parlamentares mirins vão aprender na prática como funciona o Legislativo e vão poder avaliar o papel do vereador e sua importância na comunidade. Com isso, contribuiremos para a formação de cidadãos conscientes", explicou o diretor. Na Assembleia, crianças e jovens já participam de atividade semelhante. "Vamos adaptar a nossa realidade. Tudo o que é bom pode ser copiado", completou o chefe do Legislativo.

A proposta, segundo Rogério, ainda não está finalizada e será analisada pela Secretaria de Cultura e Lazer, com quem a Câmara pretende realizar convênio. "A implantação não será difícil. As conversas com o secretário (José Estevam Gazinhato) estão adiantadas. Esperamos que ocorra entre fevereiro e março, quando o recesso já tiver terminado."

A Câmara Mirim não é a única proposta de Rogério para que a população participe mais da rotina do Legislativo. "Queremos debater com os munícipes os projetos de desenvolvimento da cidade, as finanças, a cultura. Para isso precisamos mudar a concepção da Câmara. Ela é a casa do povo e precisa ser frequentada por ele".

O petista afirmou que pretende também estender o convênio com a Secretaria de Cultura e Esportes para que o espaço recepcione exposições de artistas da cidade e criar um banco de memórias do Poder Legislativo de Mauá acessível para a população.

A ideia é que toda a história da Câmara faça parte de um acervo digital, que poderá ser consultado pelos munícipes em terminais de computadores. "Para que as pessoas saibam quem foi o primeiro presidente, onde ficava o primeiro prédio dos vereadores, quais as atribuições", explicou Rogério.

Merenda - A Prefeitura de Mauá também não informou ontem de que forma irá garantir a refeição dos alunos, já que o governo de Oswaldo Dias (PT) não renovou o contrato - que venceu ontem - com a Goumaître Cozinha Industrial e Refeições. "Há uma série de providências sendo ultimadas pela Secretaria de Segurança Alimentar. Concluídos os estudos da Pasta, serão comunicados seus resultados", disse a nota da administração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;