D+ Titulo Investigação
Fãs ansiosos por Sherlock Holmes 2
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/12/2011 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


A busca frenética pela resolução de crime empolga milhares de fãs de investigação no mundo. Séries de TV - como CSI, Monk, Castle, Criminal Minds, Grimm, White Collar, Dexter, Supernatural, Law and Order, Psych, entre outras - além de personagens famosos, como Tintin, Pantera Cor-de-Rosa, turma do Scooby-Doo, Clover, Alex e Sam (Três Espiãs é Demais), Inspetor Bugiganga e, claro, a dupla dinânima Sherlock Holmes e Dr. Watson, estão no topo de celebridades desta turma.

Tanto que já há expectativa para a estreia do segundo filme de Holmes, cujos personagens principais são interpretados pelos atores Robert Downey Jr. e Jude Law. Sherlock Holmes 2: O Homem das Sombras tem previsão de chegar aos cinemas em 13 de janeiro.

A sequência começa um ano depois do último longa. Desta vez, o vilão a ser combatido é o gênio do crime Professor Moriarty, principal inimigo do detetive. O problema é que além de agir como herói, Watson precisa limpar a barra com sua noiva Mary Morstan. Será que Sherlock vai ajudar o amigo ou acaba atrapalhando tudo?

A cabeça por trás das empolgantes histórias é Sir Arthur Conan Doyle, escritor escocês que criou saga de 60 aventuras de Holmes e Watson, publicadas entre 1887 e 1930.

 

Detetive Teen - Elias Bonfim não se parece com Sherlock Holmes ou com Dr. Watson. Entretanto, o garoto de 12 anos se transforma em detetive após receber presente inusitado da avó: um porão abandonado cheio de clássicos da Literatura. Em Os Livros que Devoraram Meu Pai (Afonso Cruz, Editora Leya, 112 págs., R$ 19,90), o protagonista investiga o sumiço do pai, que se perdeu há tempos nas páginas de A Ilha do Dr. Moreau. Para encontrar mais pistas, Elias entra em contato com outras grandes obras, como O Médico e o Monstro e A Divina Comédia; dessa forma, instiga jovens leitores a conhecerem escritores sensacionais. Parece improvável, mas em pouquíssimas páginas o livro traz trama profunda. O maior trunfo, porém, é nos fazer lembrar que "o homem é feito de histórias, não de DNA, músculos e ossos."

 

Investigação em HQ - Quem é fã de investigação e curte HQ, não pode deixar de ler série de adaptações de histórias de Sir Arthur Conan Doyle. Os livros (editora Farol, 48 págs., R$ 27 cada) mostram os casos comandados por Sherlock Holmes e Dr. Watson em formato de quadrinhos.

Por enquanto, dois volumes foram lançados: A Faixa Malhada (escrita em 1892) e A Casa Vazia (1893). A Faixa Malhada relata viagem dos amigos à Índia e a investigação do assassinato de uma cobra nativa. Em A Casa Vazia, o autor mostra o retorno de Holmes após sua suposta morte na Suíça. Além dos mistérios, há capítulo com informações sobre os detetives e glossário com termos do universo Sherlockiano, como esgueirar, afastar-se sem ser visto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;