Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

dmais@dgabc.com.br | 4435-8396

Verão sem perder o ar


Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC

18/01/2009 | 07:00


Além de dias quentes e úmidos, o verão também pode reservar doenças respiratórias devido às alterações de temperatura.

Mas o pneumologista Bernardo Kiertsman, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, explica que o problema depende do histórico de cada paciente. "Quem trabalha em locais fechados, tem tendência alérgica e passa por mudanças bruscas de temperatura pode ter rinite, sinusite, resfriados e até pneumonia", afirma.

O professor de pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC, Márcio Abreu Neis, explica que a gripe diminui as defesas do organismo, propiciando a infecção por bactérias e levando à pneumonia. "Diferentemente do que muitos acreditam, essa patologia não é resultado de gripe malcurada ou por ingestão de líquido gelado", explica.

No verão, Kiertsman diz que o importante é ficar em lugares arejados, tomar bastante líquido, não usar muitas roupas, evitar piscinas aquecidas e tratadas com cloro em espaços sem ventilação.

Outro vilão no verão é o ar-condicionado. "Um adulto gripado que trabalha num escritório, com ar-condicionado, pode disseminar o vírus para cerca de 70% das pessoas no local", alerta Kiertsman.

O tratamento das principais doenças respiratórias consiste em aliviar os sintomas como febre, dor de cabeça e coriza. "Em caso de infecção bacteriana, é indicado o uso de antibióticos", afirma.

Márcio Neis completa que o procedimento depende de cada quadro. Para resfriado e gripe recomenda analgésicos. Para pneumonia administra antibióticos. Sinusite, asma e bronquite necessitam a combinação de medicação com antibiótico, anti-inflamatório nasal e oral e bronco-dilatadores. Todos com prescrição médica.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;