Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Falta iluminação nas zonas afastadas


Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC

06/01/2009 | 07:02


Enquanto nas áreas centrais do Grande ABC o roubo de cabos de cobre e a quebra proposital de lâmpadas atrapalham a eficácia da iluminação pública - o Diário publicou ontem que a Eletropaulo teve prejuízo de R$ 121 mil na região por causa desses problemas -, nas regiões mais afastadas, os pontos cegos estão relacionados à falta de licença ambiental para colocação de postes de luz. O problema afeta principalmente Santo André, São Bernardo e Diadema.

As administrações reconhecem a dificuldade, mas não apresentam soluções de imediato. O supervisor de iluminação de Santo André, Luiz Saturnino Filho, confirma que é preciso aprimorar o serviço em toda a área verde da cidade, que tem início na região do Parque do Pedroso.

"Nós temos os pedidos, mas eles esbarram no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) ou até no Orçamento Participativo, que não considerou prioridade o programa montado para o Parque Andreense, por exemplo", diz.

Em São Bernardo e Diadema, a via que desperta maior preocupação é a Estrada dos Alvarenga, que liga os municípios margeando a Represa Billings. A iluminação precária em diversos pontos colabora para que a via seja considerada abandonada - usada muitas vezes para descarte de veículos roubados.

A relação direta entre iluminação e violência deve ser combatida pelas administrações municipais neste ano, segundo apontam especialistas. Em 2008, dados da Secretaria de Segurança Pública mostravam que a maioria dos roubos de carros, por exemplo, foi praticada no período das 18h às 22h.

Segundo o professor de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI e mestre em Transportes, Creso de Franco Peixoto, as prefeituras devem combater o envelhecimento das lâmpadas e o vandalismo, que atrapalha o monitoramento das vias públicas.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;