Diarinho Titulo Atividade
Aproveite o verão para mexer o esqueleto

Nas férias, que tal deixar a TV e videogame de lado e experimentar atividades que movimentam o corpo?

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/01/2009 | 10:28
Compartilhar notícia


Depois de longa espera, chegaram as férias de verão, hora de brincar até o anoitecer. Que tal deixar o computador, a TV e o videogame de lado e experimentar atividades que movimentam o corpo? É só usar a criatividade! Além de ser legal, brincar é o exercício físico mais completo de todos. Para se ter ideia, gasta-se, em média, 15 calorias por minuto ao pular corda.

Uma boa dica para começar é procurar brinquedos no baú dos pais e avós e pedir para que ensinem brincadeiras antigas, como pião, queimada, barra-manteiga, pique-bandeira, mímica, passa-anel, amarelinha. É o que sempre faz uma turminha da Vila Pires, em Santo André. "O dia amanhece e eu já saio de casa. Chamo meu amigo e, aos poucos, todos aparecem. A rua fica lotada", conta Myke Vinícius dos Santos, 12 anos.

Algumas vezes, Thiago Ferreira da Silva, 10, fica tão empolgado com a brincadeira que esquece até de almoçar. "Minha mãe fica brava. Mas quero aproveitar todos os segundos livres. Se pudesse, gostaria que o tempo parasse", fala o menino, que curte fazer novas amizades nas férias. "Muitos vêm dormir na casa dos avós ou visitar os pais que são separados."

FOLGA DA TV - Brincar no quintal ou na casa do vizinho é bem mais legal do que passar o dia na frente da TV e do computador, segundo Kathleen Bruna dos Santos, 13. "Não é só a brincadeira. A gente faz amizade e conhece gente nova. Também faz exercícios", diz. Suas brincadeiras preferidas são pular corda e jogar vôlei. "Assim os meninos também podem brincar junto."

Nem a chuva atrapalha essa turma, que dá sempre um jeito de se divertir. "Se chove, brincamos de jogos", conta Julia Abraão, 5. A caçula do grupo é amiga de todos na rua e aproveita a companhia da avó nas brincadeiras. "Ela é muito legal e dá ótimas ideias", fala.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;