O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na noite deste sábado o fim imediato da ofensiva terrestre israelense na Faixa de Gaza, depois de conversar, por telefone, com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert.
Segundo um comunicado, Ban Ki-moon demonstrou a Olmert "sua preocupação extrema e decepção" com o início da ofensiva terrestre.
Convencido de que "esta escalada vai inevitavelmente aumentar os sofrimentos da população civil", pediu o fim imediato da operação terrestre, insistindo para que Israel faça o possível para assegurar a proteção da população civil e o encaminhamento da ajuda humanitária".
Ban "reitera o apelo ao fim de todo o tipo de violência e exorta os parceiros regionais e internacionais a exercerem toda a influência possível para pôr fim ao derramamento de sangue e aos sofrimentos".
A "nova escalada da violência em Gaza, com a ofensiva terrestre israelense, a utilização de artilharia pesada e o prosseguimento de tiros de foguetes", vem "complicar os esforços" realizados pelo Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, ONU e União Européia) e por outros para fazer cessar a violência, prossegue o comunicado.
Uma reunião do Conselho de Segurança, que está acontecendo em Nova York, será a terceira desde o início do conflito, há uma semana.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.