Levantamento da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) indica que as compras a prazo feitas pelo consumidor paulistano diminuíram neste Natal, na comparação com o ano passado, mas as compras à vista registraram expansão. A ACSP informou que a média das duas formas de pagamento registrou crescimento de mento 1,65% no movie vendas do setor entre os dias 1º e 25 de dezembro.
A entidade comemorou o resultado, que mostra expansão ante o Natal de 2007, considerado o melhor dos últimos dez anos.
Segundo a pesquisa, o movimento de consultas ao SPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que refletem as vendas a prazo, caiu 1,4% em relação ao mesmo período de 2007. O resultado veio abaixo das previsões de expansão zero da ACSP. Já as consultas ao SCPC/Cheque, que indicam as vendas à vista, registraram alta de 4,7%.
Para a ACSP, o levantamento mostra que a opção pelas vendas à vista foi um reflexo da redução na oferta de crédito. A associação ressaltou, porém, a influência do efeito calendário no resultado, já que neste ano houve um dia útil a mais do que em 2007.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.