A queda no poder aquisitivo prevista para o próximo ano, tanto no mercado doméstico como no internacional, pode provocar um aumento no consumo de leite em 2009. A substituição de produtos com maior valor agregado para outros mais baratos, comum em períodos de crise, pode beneficiar os fabricantes da proteína de origem animal mais consumida mundialmente. Mesmo no caso de industrializados de leite, que têm um valor agregado mais alto, os fabricantes não esperam queda no consumo por conta da crise financeira.
A Perdigão, que tem cerca de 30% de seu faturamento proveniente de lácteos, prevê um aumento de aproximadamente 7% no volume de vendas do segmento no mercado interno, no próximo ano.
A avaliação da empresa é de que o segmento de lácteos perderá performance apenas em caso de redução expressiva do nível de emprego no País. O comportamento do preço da principal matéria-prima, ao lado do aumento do volume de vendas, deve contribuir para a recuperação das margens. Em 2008, os custos de captação do leite seguiram a alta de 2007. Até setembro, os preços pagos pela Perdigão ao produtor acumularam uma alta de 16,7%, em relação ao mesmo período de 2007. Já os preços médios de venda praticados pela companhia caíram 16,2%, na mesma base de comparação.
Especificamente no terceiro trimestre, a oferta de leite cresceu acima de 20%, enquanto a demanda manteve-se estável. Esse comportamento resultou em excesso de produto no mercado interno, provocando uma queda nos preços da ordem de 30% em relação ao segundo trimestre, de acordo com informações do último relatório de administração da Perdigão.
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