Esportes Titulo Mundial
5º Mundial de Clubes começa no Japão
Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
11/12/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Começa hoje, no Japão, a 5ª edição do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado). O torneio que a partir de 2005 passou a ser disputado em novo formato, contará com a participação de sete clubes: Manchester United, da Inglaterra, Gamba Osaka, do Japão, Pachuca, do México, Al-Ahly, do Egito, LDU, do Equador, Waitakere United, da Nova Zelândia, e Adelaide United, da Austrália.

Até 2004, a competição envolvia um único jogo entre o campeão da Copa Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões da Europa, também em solo japonês. Entretanto, a Fifa realizou um teste em 2000, no Brasil, quando o Corinthians foi campeão, e adotou a partir de 2005 (São Paulo, Internacional e Milan também levantaram troféus de campeões no novo molde).

"Agora o torneio tem um formato diferente. É bom que equipes de África, Ásia e os demais continentes tenham a oportunidade de participar. O progresso não pode parar e este é um passo adiante. A qualidade do futebol melhorou uma barbaridade em todo o mundo", disse Alex Ferguson, técnico do Manchester United.

A bola rola a partir de hoje. O jogo preliminar será entre Adelaide United x Waitakere United, clássico da Oceania. O vencedor dessa partida encara no domingo o Gamba Osaka, time da casa. No sábado, Al-Ahly e Pachuca se enfrentam e quem ganhar pega a LDU, na próxima quarta-feira.

Já o Manchester United só entra em campo no dia 18 (quinta-feira) contra Gamba Osaka, Adelaide ou Waitakere. A grande final será no dia 21, no Estádio de Yokohama, na despedida da competição do Japão. A partir do próximo ano, a Fifa passará a sortear a sede do campeonato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;